RSS
 

Arquivo para a ‘Nuvem’ Categoria

A vereda e a porta estreita

07 dez

É cultura do senso comum que devemos buscar uma região de conforto ou de segurança, porém ela não está nem nos grandes caminhos desenvolvidos pelas ideologias correntes e nem pela porta larga das facilidades, na verdade os grandes populistas da atualidade são vendedores de facilidades que custam caro a segurança e a à economia popular.

[E sempre mais fácil e mais popular propor aquilo que parece óbvio, distribuir benefícios ou favorecer as grandes empresas e os grandes bancos para fazer a economia crescer, mas são eles os maiores causadores de estragos na economia popular, assim como desenvolvemos no post passado a ideia de tolerância aos crimes como forma de destruir a cultura e favorecer a marginalidade, o que é chamado de impunidade é na verdade o caminho da porta larga para a reeducação cultural social.

Pessoas que crescem e desenvolvem uma vida segura e segura, se não são ladrões e vendedores de facilidades, são aquelas que passaram por privações e dificuldades para construir uma vida estável e sustentável, mesmo em meio a crises e períodos de dificuldades como está sendo a pandemia que custa a ser finalizada, os órgãos de saúde social são importantes, porém sem o cuidado pessoal o que fazem é paliativo.

Para os cristãos a passagem bíblica que diz (Mt 11k28): “vinde a mim todas vós que estão cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” é complementada logo no versículo seguinte Mt 11,29): “Tome sob vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”, que é omitido pelos religiosos que proclamam a porta larga dos milagres e favores.

Nas inúmeras correspondências que o famoso físico Niels Bohr trocou com Albert Einstein, uma delas é bastante reveladora, nela Bohr escreve a Einstein que a raiz de todos os males está na ideia dos homens que alguém possa possuir toda a verdade, ela que não era um crente escrevendo a Einstein que era, traz uma ideia fundamental para saber que toda a sabedoria não está presente na consciência humana.

Assim também aqueles que proclamam a soberba de possuírem toda a verdade ou toda a resposta aos desígnios humanos, ainda que proclamem as ideias divinas, não detém toda a verdade, por isto a importância no versículo que apontamos: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”, não há soberba na sabedoria divina e nem desejo de guerra ou de contenda.  

 

Qual é o locus divino

10 nov

Claro o locus divino é anti espacial e temporal, mesmo a física quântica moderna desenvolveu a teoria da dimensão espaço temporal como única dimensão e onde há dobras no tempo, mas é provável que a física ainda fará descobertas maiores que os caminhos de minhoca (wormholes), dimensões de viagem aceleradas no espaço e mudará nossa visão cósmica do espaço.

As últimas descobertas do James Webb, o telescópico que olha para a origem da criação, já enxerga naquilo que os astrônomos chamam de pilares da criação, as novas imagens (19/10) mostram formações que parecem rochas, mas que são nuvens de gás e poeira de dimensões astronômicas, onde se formas estrelas e corpos celestes, numa espécie de berçário.

A nova imagem, com uso do recurso do infravermelho do James Webb [e possível observar melhor a poeira nesta região de formação das estrelas (Imagem da NASA acima), melhorando a imagem a esquerda de 2014 do telescópio Hubble, sendo a da direita a imagem do James Webb.

No plano da cosmovisão escatológica, aquela que estuda o início e fim da humanidade, é possível imaginar que através de uma “dobra do tempo”, ainda estamos presos a física de Einstein, esta nuvem se forma e dá início a um desenvolvimento de estrelas, supernovas e galáxias no universo.

O plano divino é ainda mais amplo, desde o tempo de Jesus os homens queria sabem em que tempo o “reino de Deus” se formaria, uma dimensão terrena em que nossa condição humana seria elevada a um nível de felicidade e prosperidade que alcançasse a todos, “onde jorra leite e mel”, porém a resposta do mestre agradava pouco os que queriam algo mais palpável.

Diz a leitura em João 1,20-21  eles queriam saber o momento deste “reino” e Jesus respondeu: “o Reino de Deus não vem ostensivamente, Nem se poderá dizer ‘está aqui ou ´está ali, porque o Reino de Deus está entre vós”, quer dizer deve se realizar entre os homens, então ainda irá haver muitas mudanças na dimensão humana e terrena até este estágio.

E a passagem diz claramente que antes disto o filho do homem (Jesus que é uma presença de Deus entre nós dita acima), deverá ser rejeitado e sofrerá muito.

Assim é preciso encontrar espaços de solidariedade e fraternidade entre os homens onde estas sementes de vida plena se desenvolvam, os homens se entendam e olhem com amor para o seu semelhante, sem desprezo ou exclusão.

Assim este reino está próximo onde há Amor e fraternidade e longe onde há cobiça e exclusão.

 

Rumo a computação sem servidor

27 jan

Entre as tendências apontadas pela Nasdaq, a bolsa de valores dos eletrônicos, está a chamada computação sem servidor, com a transferência das funções para o armazenamento em nuvens.
As nuvens passam a gerenciar as funções e o armazenamento feito pelos servidores, a computação fica mais ágil e menos dependente dos dispositivos móveis, que também começam a migrar para a IoT (Internet das Coisas) e assim a tendência geral poderá ser uma transformação digital, não a buzzword da moda, mas na própria estrutura do universo digital.
Outra consequência será a transferência e simplificação e muitas funções para a Web, que é confundida com a internet, mas é apenas uma fina camada sobre ela, escrita através de um interpretador (uma linguagem de computação com alta interatividade) que é o HTTP.
A criação e execução de aplicativos fica assim mais simples, mas isto não é propriamente a computação sem servidor como indica uma literatura superficial da área, e sim uma das importantes consequências dela.
A tecnologia de Função como um Serviço (Function as a Service) é diferente das definições de aplicações me Nuvens (IaaS, Infraestrutura como serviço e PaaS, Plataforma como serviço), onde os códigos são escritos sem que seja preciso saber em que servidor aquela aplicação vai ser executada.

 

Computação em ultra-escala é estudada

09 set

Os sistemas de computação paralela e distribuída chamado UltraScale está sendo estudado por cercaNesusComp de duas centenas de mais de 40 países visando construir uma infraestrutura para a próxima geração de computadores, conforme portal da Universidade Carlos III de Madri, ES.

Muitas são as tarefas que podem precisar deste tipo de serviço e este modelo de computação permite que muitas tarefas são executadas ao mesmo tempo, de forma coordenada para resolver um problema, com base no princípio de que um grande problema podem ser dividido em diversos menores e são executados simultaneamente.

Mas há também um morela que usa tanto computação em gride como em nuvem, usa um grande número de computadores organizados em grupos em uma infra-estrutura distribuída, e este poderá executar milhões de tarefas ao mesmo tempo geralmente trabalhando em problemas independentes e em problemas típicos de big data.

O sistema chamado Nesus, tem como objetivo científico estudar os desafios apresentados pela próxima geração de sistemas de computação que serão tanto  caracterizados por seu grande tamanho quanto pela complexidade, e como estes são desafios significativos, deverá haver um plano tanto sua construção como para sua exploração e utilização.

O Departamento de Computação da Universidade Carlos III da Espanha, que é coordenadora do projeto, afirmou pelo professor titular Jesús Carretero: “Nós tentamos analisar todos os desafios existem e ver como eles podem ser estudados de forma holística e integrados, para ser capaz de fornecer um sistema mais sustentável”.

 

Bigdata extremo: tomada de posição

08 abr

Análise das situações de dados em todo mundo, e em especial no Brasil, revelam a fragilidade da segurança Stratospheredos dados em todo mundo, e a facilidade de extrair dados na ‘deep web’.

 

Mas os alarmistas e especuladores raramente apontam caminhos para resolver este problema, primeiro é claro, com normas que estimulem o uso de ferramentas para explorar dados complexos na Web, o chamado Big data, e depois com medidas de segurança que protejam os dados privativos e que também pode ser usado para dados científicos.

 

O professor Volker Markl da Universidade Técnica de Berlim desenvolveu em na recente Oficina de Big Data o método em  que explorou os desafios das grandes análise de dados atual, através do uso de um software chamado Stratosphere, conforme a HPC-wire, que tem o código open-source em licença Apache 2.0.

 

Stratosphere integra as vantagens do tradicional método do MapReduce / Hadoop, com algumas abstrações de programação em Java e Scala em tempo de execução de alto desempenho para facilitar análise de dados in-situ, de dados massivamente paralelos.

 

Projeto aberto de Data Center

17 mai

Um projeto intitulado OCP (Open Compute Project ) foi iniciado ontem num esforço de construir um centro de dados abertos para a rede, com um modelo flexível e eficiente, que evite desperdício de componentes desnecessários, com um sistema totalmente aberto a todos prestadores de serviços e desenvolvedores de hardware para DataCenters.

Entre os apoiadores iniciais do projeto já estão o Facebook, Intel e VMware, além de potências tradicionais em redes como a Netronome e Broadcom.

Em entrevista ao site v3, o presidente da OCP Frank Franovsk afirmou: “É nossa esperança que um sistema alternativo aberto permita um ritmo de inovação e desenvolvimento de hardware de rede, que ajude as definições de software continuarem evoluindo e prosperarem e, por fim, proporcionar aos consumidores destas tecnologias mais liberdades para construir estas infraestruturas mais flexíveis, escaláveis e eficientes a disposição”, conforme o site v3.co.uk .

Confirmando que é um novo tipo de empresa, aberto e colocada numa folha em branco, conformo afirma o presidente, onde esta empresa: “Este é um novo tipo … começando um projeto com apenas uma ideia e uma folha de papel, em vez de construir em um projeto existente que seria concebido para a fundação , e estamos animados para ver como o grupo de projeto proporciona em nossa visão coletiva “.

A ideia de projetos assim, num modelo misto com uso do crowdsourcing, está evoluindo, como prova o projeto Ouia (veja nosso post).

 

Do processo do chip quântico ao computador inteiro

21 mar

Os circuitos lógicos básicos dos computadores são chamados portas, no inicio da computação eram unidades, depois dezenas Leia o resto deste post »

 

Cloud Computing ajuda no combater no câncer

28 abr

A radioterapia é um tratamento particularmente eficaz no combate Leia o resto deste post »