RSS
 

Arquivo para a ‘Propaganda na Web’ Categoria

A crise idealista e a retomada ontológica

01 fev

A evolução do iluminismo tanto na política como na economia culminou no hegelianismo, após a passagem pela crítica da razão por Kant, é a última grande teoria que procura realizar uma totalidade “integrada”, sujeita a contradições “dialéticas” (é diferente da dialética da antiguidade clássica) e segundo seu modelo a finalizada última seria atingir a plena essência espiritual, que pouco ou nada tem a ver com religiosidade.

Foi assim a ascese materialista dialética que terminou num enorme vazio e no “esquecimento do ser”, termo usado por Heidegger para contradizer as teorias que desde Descartes esvaziaram e criticaram a leitura metafísica da realidade, na etimologia da palavra a meta-physis, neste caso o grega, já que sua origem é de lá, segundo Aristóteles era a primeira ciência, dava conhecimento sólido sobre as coisas, e o estudo se confunde com a ontologia, o “ser enquanto ser”.

Para Kant este estudo se confunde com o de costumes, é um conhecimento não-empírico ou racional, seu estudo sobre a moral e a “subjetividade” vai partir desta relação com os costumes culturais e aqui já há uma forte dose de relativismo, e aprofunda o dualismo entre Sujeito x Objeto, esquecendo o “Ser”.

Assim aquilo que é subjetivo, teórico ou metafísico vai caindo em descrédito e crescem as teorias da objetividade, da praticidade e do realismo empírico, isto não será feito sem contradição, porém a própria definição de dialética idealista é esta, o desenvolvimento deste conceito a partir de si mesmo.

Platão definia a dialética como a arte de pensar, de questionar e de organizar as ideias (eidos grego – imagem, já postamos algo), assim não estão fora de questão nem a teoria (também o idealismo é uma teoria, por sinal pouco prática), nem a metafísica nem o “ser”.

A teo-ontologia do final da idade medida vai estabelecer as relações entre o ente e o ser, segundo Tomás de Aquino ele “é infinito. Por isso, se ele se torna finito, é necessário que seja limitado por alguma coisa, que tenha a capacidade de recebê-lo, isto é, pela essência”, presente em sua tese “O ente e a essência”.

Em meio a crise do pensamento idealista, veja o post anterior, surge uma nova corrente a partir de Franz-Brentano na metade do século XIX, que retoma a fenomenologia e a ontologia trabalhando sobre a intencionalidade da consciência humana, que era um estudo específico em Tomás de Aquino, para tentar descrever, compreender e interpretar os fenômenos como eles se apresentam à percepção.

Brentano foi professor de Husserl, que relê Descartes e Kant, e elabora a fenomenologia com diferente sentido dado pelo seu professor Brentano, procura separar o que é empírico, assim o fenômeno do ato mental não é algo que aparece instantaneamente na mente, mas depende da memória e elabora a partir daí os conceitos de protensão e retensão, a discussão sobre o que é consciência hoje chega aos objetos da Inteligência Artificial.

Heidegger foi aluno de Husserl, e a partir dele pode-se considerar tanto a viragem linguística (nem todos autores concordam) quanto a retomada ontológica.

 

 

A geopolítica da Inteligência Artificial

06 ago

Devido um excesso de zelo com distorções do uso de tecnologia, um atraso de entrada nos setores educacionais e empresarias, alguns países e nações industrializadas começam a perder o pé da corrida tecnológica.

Isto tornou-se mais grave nos dois últimos anos, quando as tecnologias relacionadas a Inteligência Artificial (IA) e a internet das coisas (IoT em Inglês) tornaram-se emergentes.

Alguns autores falam da quarta revolução industrial ou Indústria 4.0, onde a questão não é mais a simples automação digital dos empregos existentes, mas a transformação total do modelo em digital, isto significa criar modelos de produção, negócio, inovação e convergência tecnológica de modo a permitir o tratamento massivo de dados e aprendizagem automática (machine learning), isto assusta pelas implicações sociais, mas não pode provocar paralisia.

Um campo em emergência, que pode ajudar a geração de empregos é a “economia colaborativa”, onde o Wikipédia e o Uber são exemplos mais claros, mas há muitos outros.

No campo da geopolítica é fácil de entender porque Estados Unidos e China estão vencendo esta batalha com facilidade, além da estrutura economia e escolar para isto, suas empresas transnacionais na Europa, Rússia e muitos outros países garantem desenvolvimento sustentável e inserção no mercado, mas o principal é a crítica não negativa do uso das tecnologias e a compreensão de aspectos sociais desta opção.

Um relatório da jornalista equatoriana-britânica Sally Burch, na revista America Latina en Movimento: integración en tempos de incertidumbre, 07-2018, mostra o movimento ainda incipiente deste cenário na America Latina, isto sem contar com um cenário política grave.

 

Reddit vai controlar trolagem

06 dez

Trolagem é um termo utilizado para diversas formas de agressividade via Web,reddit entre elas boatos, versões mentirosas de fatos reais, práticas de bullying, etc.

O site Reddit  anunciou na quarta-feira passada anunciando diversas reformas destinadas a identificar e reprimir trolagem punindo os membros mais abusivos desta comunidade chamados de “tóxicos”, conforme o Ceo Steve Huffman.

Mais de uma centena de usuários deste tipo foram identificados, uma comunidade que aparece em destaque é a The_Donald, de apoio ao candidato eleito nos EUA Donald Trump, sendo um centro de controvérsia sobre os relatórios que indicam o uso de táticas agressivas para empurrar conteúdos pró-Trump para o topo das buscas no site.

Dada as recentes controvérsias sobre a eleição, muitos usuários deixaram de lado gestos civilizatórios, e o próprio Huffman foi atacado pessoalmente, que passou a reeditar posts, para evitar novos ataques através de usuários de usuários que se sentiram atingidos.

O ultimo movimento de Reddit reflete a ideia maior interação e Serendipidade, isto é, trabalhar num sentido mais convergente, onde os trolls sejam tratados como um problema global sério.

As mudanças visam marcar uma significativa mudança no sentido de auto-policiamento, limitado a moderadores comunitários e pessoas da própria comunidade sem ingerencia autocrática ou externa através de orgãos políticos estranhos a comunidade.

Os mecanismos foram fóruns on-line, com moderadores voluntários que supervisionam os sub-reddits que mantenham a paz e mantenham supostos trolls em cheques, assim as conversas serão monitoradas conversas diretamente e na medida em que algo é considerado abusivo, os moderadores intervêm diretamente.

 

 

 

Ainda há espírito de Natal ?

01 dez

Já explicamos em anos anteriores (veja o post), que a figura de Noel apareceu na décadachristmas de 1920 num jogo de marketing da Coca-Cola® relacionando a figura de Santa Claus (o Papai Noel americano) com impressões em revistas como o Saturday  Evening Post, mas é claro que o nascimento de Jesus é bem mais antigo, aliás data nos anos, pois estamos em 2016 d.C. (depois de Cristo), ainda que a medida dos anos seja imprecisa devido ao calendário Gregoriano.  

Mas este ano, eleição de Trump, crise no país com vários nuances: impeachment, lava a jato, crise no Rio e com outros estados mostrando esgotamento das finanças, agora a tragédia com o time da cidade de Chapecó, haveria ainda clima para o verdadeiro espirito de Natal, a paz e a justiça, solidariedade com as periferias (agora também existenciais), ou estamos em “deprê”?

Lembremos que o ano que nasce Jesus é o ano do recenseamento feito pelo Império Romano, e na época as pessoas deveriam se dirigir a cidade Natal, por isto Maria e José vão a Belém, onde acaba nascendo num estábulo, por falta de hospedagem, o menino chamado Jesus.

Sim de fato pode haver uma confusão histórica, Lucas (Lc 2,2) narrou que o censo foi realizado quando Quirino era governador da Síria, por onde do imperador Cesar Augusto, mas a ordem de Cesar Augusto é de 5 a.C., enquanto Quirino (ou Cyreno) se tornou governador em 6 d.C.

O importante é que o fato histórico ocorreu, e Jesus entrou na história “foi contato entre os homens” não apenas por um capricho da história, mas por uma coincidência divina, e há outras dizia a Profecia de Isaías: “O Senhor dará a vocês um sinal, a virgem ficará grávida …” (Isaías, 7:14).

Então é preciso lembrar o nascimento humilde de Jesus, os anos difíceis que se seguirão que obrigará seus pais fugirem para o Egito, evitando a perseguição de Herodes que promoveu a matança de todos os recém-nascidos querem matar o “futuro rei” dos judeus, mas este governou até 4 a.C., nova confusão.

Sim é preciso lembrar que a perseguição, a humildade e as crises acompanham sempre este nascimento, mas que ele traz esperança, confiança no futuro e paz interior, sim o espírito do Natal permanece, até entre os que não creem, é preciso parar e respirar, senão não dá.

 

Indústria e tecnologia: uma saída ?

28 abr

Os setores que segurado o despencar de nossa economia são o milhoStartUp com um crescimento de 110% aproximadamente, a soja com 46% e a celulose 13,4% crescimento registrado neste primeiro trimestre de 2016 com a economia em queda e a crise política ainda sem solução.

Enquanto vemos o parque industrial brasileiro se reduzindo, com grandes indústrias saindo ou fechado as portas, e apenas o setor agropecuário segurando as pontas nos perguntamos se a alta tecnologia tem algo a dizer e pode ser uma saída para recuperar o parque industrial ?

Aparentemente sim, bons exemplos são empresas como a catarinense WEG, são uma das maiores exportadoras de motores e equipamentos eletroeletrônicos do mundo, e cresceram 24% no ano passado em meio a uma crise econômica (e política é claro), porque tem um pé forte na exportação, quase 55% de sua receita vem do exterior, e empregam 31 mil pessoas.

 

Outro de um porte menor é a Bralyx Máquinas que trabalha com equipamentos de confeitaria e produção de massas, tem inserção em 50 países e fatura R$ 50 milhões, sendo metade também do exterior, mas emprega apenas 150 pessoas.

 

Setores de alta tecnologia são promissores e o Brasil tem mão de obra e um bom sistema de ensino neste aspecto, um sistema que auxilie as start-up* neste setor seria importante, embora a base do ensino primário e secundário precise de reforma.

*Start-up – nome dado a qualquer empresa inovadora em estágio inicial.

 

Auxiliando a transparência na Web

19 out

Uma ferramenta de segunda geração, chamada Sunlight está sendo desenvolvidaSunLight para possibilitar maior transparência no uso de dados pessoais na Web.

Como a navegação na Web é cada dia mais fácil, e a cada dia o monitoramento corporativo de nossos e-mails e hábitos são mais e mais explorados, a ferramenta desenvolvida no departamento de Engenharia da Universidade de Columbia, EUA, serve para evitar e avisar como e quando os nossos dados estão sendo usados.

Segundo Roxana Geambasu, cientista da Columbia e do Instituto de Ciência dos Dados, “A Web é como o Velho Oeste”, onde “não há nenhuma supervisão de como nossos dados estão sendo recolhidos, trocados e usados”, e caindo em mãos erradas podem ser usados contra nós.

Segundo Daniel Hsu, outro pesquisador do grupo, a ferramenta é a primeira a analisar numerosas entradas e saídas em conjunto para formar hipóteses que são testadas em um conjunto de dados separado selecionados a partir dos originais.

No final, cada hipótese, e sua entrada e saída ligada, está classificado para a confiança estatística e segundo Hsu “Estamos tentando encontrar um equilíbrio entre confiança estatística e escala para que possamos começar a ver o que está acontecendo em toda a Web como um todo”.

Os pesquisadores montaram os textos a partir de 119 contas de Gmail, e por mais de um mês no ano passado, enviaram 300 mensagens com palavras sensíveis na linha de assunto e no  corpo de email, e encontraram, por exemplo, cruzando palavras “desempregados”, “judeu” e “deprimido” foram usadas parar acionar anúncios para “auto financiamento fácil”.

A ferramenta é claro, não resolve estes problemas, apenas denuncia a existência destes casos.

 

 

Novidades IFA

09 set

Depois da da CES e do MWC, a IFA 2015 de Berlim é a maior feira de tecnologiaIFA do mundo, ela se encerra hoje (09/10) e já podemos conferir os destaques.

  Na feira a Samsung anunciou o Gear S1, um relógio inteligente, com formato parecido aos antigos já que é redondo e possui botões com as funções de Home e voltar, o comum e o classic, com pulseiras cinza escuro ou prata com pulseira branca.

Para competir com ele, parecendo ainda mais um relógio comum, mas com design e nas funções aprimoradas o Android Wear aparece como um smartwatch que pode competir no mercado dos chamados dispositivos vestíveis, a Asus lançou o ZenWatch 2 que não muda muito o modelo anterior.

A Sony lançou no evento Sony Xperia Z5, já disponível em algumas regiões do globo a partir de 699 euros (aproximadamente R$ 2807,00), mas ainda não sabemos quando ele pode chegar ao Brasil. A Acer lançou o Predator 6, um phablet com especificações ideiais para rodar games pesados, quatro alto-falante e um design um tanto polêmico.

A LG levou para o IFA não um smartphone, mas um acessório lançou um novo teclado externo tanto para tables como smartphones, feito com plástico ABS e policarbonato permite flexibilidade e resistência a choques.

 

Mudanças do usuário da Web

22 ago

Em 2009 quando fui numa conferência em Skvöde, na Suécia, ouvi Brian Belendorf e-commerce Brasil(então presidente da fundação Apache) dizer que os vídeos iam dominar a partir de 2015.

Ele estava certo, isto se os dados de Fábio Coelho, presidente da Google Brasil, em rodada de palestras nesta última quarta-feira (20/08) estiver certo, ele afirmou:  “A gente tem um usuário cada vez mais transformado pela tecnologia. E temos um país mudando”, falando para profissionais da área de varejo e profissionais de agências de marketing, e completou:  “Quando a gente fala de mídia, falamos de vídeo. Nunca se viu tanto vídeo como se vê hoje”.

Outra executiva da gigante de buscas, Maria Helena Marinho, vê mudanças no uso simultâneo de dispositivos, a multitela como ela chamou (tablet, smartphone e TV ) e conforme seu dados ela já é usada por 40 milhões de brasileiros, dos quais 30% deles usam mais de um dispositivo móvel para concluir a compra.

Também há um crescimento na faixa economia onde 54% dos internautas brasileiros são da Classe C, segundo dados da diretora de Marketing da empresa Maria Helena Marinho: “O brasileiro está hiper conectado, ele tem hiper mobilidade e consome hiper informação. Ele está hiper entretido” e esperamos que nas eleições esteja também hiper-politizado.

O gerente de campo do site Mercado Livre, Helissom Lemos, disse que as mudanças são positivas, em especial com as novas formas de dispositivo móveis. “Hoje, cerca de 30% dos nossos usuários de nossa plataforma vem de dispositivos móveis”.

Mas o varejista ainda desconfia da internet, segundo Leo Cid Ferreira, da Ad.Dialeto há um “problema de cultura” quando o assunto é a relação entre varejo e internet.

 

10 mil pessoas morreram no tufão

11 nov

Um tufão que atingiu toda a costa das Filipinas matou mais de 10 mil pessoas, e agora o país pode ter oTufãoproblema de abastecimento de água e de alimentos.

Em meio aos escombros do aeroporto da cidade de Tocloban, a mais atingida, foi montado um hospital improvisado, onde pacientes são tratados até sem anestesia e muita gente está desesperada para deixar a região.

A passagem do furacão Haiyan, acompanhado por ventos de até 315 km/h, lembrou a destruição provocada pelo tsunami de 2004 na Ásia.

Segundo Sebastian Rhodes Stampa, chefe da equipe da ONU encarregada da gestão de desastres “Ocorreram grandes destruições (…) A última vez que vi algo parecido foi durante o tsunami no oceano Índico” que deixou 220 mil mortos em 2004.

Em Samar, porta de entrada do tufão no país na sexta-feira, foi confirmada a morte de ao menos 300 pessoas na pequena cidade de Basey, e outras 2 mil estão desaparecidas em toda a ilha, o tufão agora vai em direção ao Vietnã embora tenha perdido força.

 

Empresas de tecnologia entre as maiores

04 out

Segundo a revista Fortune um sua edição deste mês, as empresas de tecnologia Samsung e Apple estão comasMaiores as maiores empresas do mundo nos fundamentos, chamadas de Global 500 e divulgadas pela CNN.

Na frente continuam as empresas de petróleo tendo a liderança da petrolífera Royal Dutch seguida do Wall Mart Stores, enquanto a Samsung aparece apenas em 14° lugar, com 178,6 bilhões de dólares, cinco posições à frente da Apple em receitas.

Quanto aos lucros, as petrolíferas continuam sendo as maiores seguem ao lucro da Royal Dutch, seguem a Exxon e a China National Petroleum.

Porém quanto ao valor das marcas, dados do Best Global Brands, a Apple e a Google superaram a Coca-Cola, seus valores estimados em 98,3 e 93,3 bilhões de dólares, já a marca do refrigerante tem valor de 79,2 bi, vindo depois a IBM com 78.8 bi e Microsoft com valor de 59,5 bi.

A surpresa negativa é o Facebook que ocupava a posição de 69º. no ranking das marcas e subiu para a posição 52º. o que ainda é pouco significativo pensando na enorme influencia que tem em especial entre os jovens.

Assim as empresas de tecnologia seguem se valorizando e são importantes quando se deve pensar em futuro e novos desenvolvimentos no setor