Três formatos novos para revistas de acesso aberto
Revistas científicas de acesso aberto cresceram exponencialmente nos últimos 3 anos, chegando ao número de 6500 revistas segundo o diretório Doaj. A maioria destas publicações são feitas no formato OJS (Open Journal Systems).
Mas quem observar bem o Doaj, diretório de revistas científicas de acesso aberto, vai encontrar três formatos novos para revistas eletrônicas: o Drupal e-journal, uma extensão do CMS Drupal; o HyperJournal e Scholarly Schange.
Todos estas plataformas seguem as Iniciativas do Acesso Aberto, OAI. Os conceitos de coleta (Harvesting), metadados e Web Semântica são essenciais e podem ser encontrados no site da Iniciativa.
Definições atualizadas destas iniciativa são vistas como: “uma motivação para o trabalho na natureza da mudança da escolaridade e da comunicação científica, havendo a necessidade de uma ciber-infrastrutura para apoiar essa iniciativa, a intenção deste esforço é desenvolver padrões que generalizem toda informação baseada na Web, incluindo o aumento das redes sociais da Web 2.0”.
O módulo do Drupal e-journal, foi criado por Roman Chyla para dar suporte a publicação eletrônica, usando o modelo consagrado do OJS (Open Journal Systems). Drupal é um CMS, gerenciador de conteúdo web de código aberto, altamente modular e com ênfase na colaboração.
Outro formato é o ScholarlyExchange, surgiu em 2002 como uma espécie de incubadora de revistas, tendo um custo para isto, embora o código seja aberto, este custo é discutido em um artigo no JEP (Journal of Eletronic Publishing) escrito em 2008, por um dos diretores da plataforma Julian Fische.
Como o próprio site define a plataforma: “ScholarlyExchange é um facilitador, não é uma editora. Nosso papel é ajudar revistas acadêmicas, promovendo o acesso livre e aberto ao conhecimento acadêmico. Estamos desenvolvendo novas formas de sustentar e-jornais, e congratulamo-nos com sua colaboração” conforme está exposto no próprio site.
O terceiro formato é o HyperJournal é também uma plataforma de código aberto, que tem uma forma inovadora de publicação de revistas que permite redução de custos.