Arquivo para julho 30th, 2011
Uma experiência de tecnologia no ensino fundamental
Edison é uma cidade de pouco menos de 100 mil habitantes nos Estados Unidos, era chamada de Raritan Township, mas mudou de nome em 1954 em homenagear a Thomas Edison.
O município foi beneficiado por suas boas ligações com transportes, uma vez que tem uma localização central em Nova Jersey. Até 2003, a Ford Motors tinha uma fábrica de produção ali, e mesmo que tenha sido fechada, muitas das empresas associadas a esta continuam ali, fazendo da engenharia e da eletrônica algo importantes para o município, algumas empresas especializadas em software, que são subproduto destas tecnologias, tem sua importância.
Em função disto, Edison tem uma forte história de escolas técnicas de educação e há alguns programas com boa visão tecnológica que foram projetados para atender à esta demanda.
Segundo o Estadão, o ensino da letra cursiva (de mão) será opcional em Indiana e poderá ser nos próximos anos e esta decisão pode ser seguida pro mais de 40 dos estados americanos e com isto a forma de escrever a mão pode se torna ultrapassada.
Na avaliação dos educadores destes estados, é mais importante concentrar o aprendizado nas letras de forma onde os signos são mais definidos.
Conforme a reportagem do Estadão, um memorando de Educação do Estado de Indiana: “As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva”.
Já a reportagem da Folha de São Paulo, afirma que Prefeitura de Nova York comprou 2.000 aparelhos e colocou-os em escolas na periferia. Como um exemplo de aplicação, os alunos usam um aplicativo para inserir e tirar cores das imagens de pinturas , uma ferramenta para tornar as aulas de história da arte mais interativas e mais atraentes.
No Brasil, algumas escolas e universidades estão testando o uso de tablets no ensino (veja nosso post).
É evidente que isto merece uma discussão séria e profunda de educadores.