Arquivo para setembro 30th, 2013
Ansiedade da Informação 1
A segunda revisitação que faremos, é de um cara que inventou a própria profissão e cunhou uma palavra que hoje é presente em diversas áreas: a Arquitetura da Informação.
Ele era arquiteto de fato, autor Richard Saul Wurman foi professor em Princeton, Cambridge e no MIT, além de ter sido membro do Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça em 1994, premiado diversas vezes pelo National Endowment for the Arts e recebeu o Prêmio Kevin Lynch do MIT pela criação dos guias de viagem Access.
Ansiedade da Informação 1 ao contrário do que o título indica, deve ser compreendida com o subtítulo como transformar a informação em conhecido, assim pode-se dizer que os ansiosos a falar da ansiedade, devem compreendê-la dentro do ciclo da neurose (veja nosso post).
O próprio Wurman (1991, p. 38) esclarece o tema (veja a data que é no início da Web):
“Ansiedade de informação é o resultado da distância cada vez maior entre o que compreendemos e o que achamos que deveríamos compreender. É o buraco negro que existe entre dados e conhecimento, e ocorre quando a informação não nos diz o que queremos ou precisamos saber”.
Voltando a ansiedade, em termos clínicos, a crise se inicia com o pânico, que nos induz ao medo e este pode no limite ficar fora de controle, situações e/ou pessoas que nos lembra algo que passamos; isto nos induz a crenças e sistemas que “nos protegem” (não refiro-me ao fato religioso, embora em certos casos seja exatamente isto), que por último nos levam a necessidades e que estas “fora de controle” nos transformam em ansiedade.
Pode-se colocar este ciclo como informacional, mas fora do âmbito neurótico de uma doença, temos uma questão (que nos leva a uma pergunta) que é respondida por uma reflexão (e não pelo medo) e reestabelecemos o controle do pensamento, isto nos leva a uma hipótese (comprovada ou não) que nos leva a um sistema lógico que conduz a novas necessidades e que nos levam a outra questão (ou pergunta, mas sem qualquer ansiedade).
Porque este ciclo está bloqueado ou se transforma em ansiedade ? pela excesso de informação ou porque que não foi transformada em conhecimento.