Físicos descobrem mais sobre bóson de Higgs
Os físicos anunciaram neste domingo (22/06) mais sobre a partícula descoberta nos Experimentos feitos no Grande Colisor de Hádrons (LHC em inglês), dois anos atrás.
O fato que esta partícula subtômica ser a responsável pela existência de massa nos elementos atômicos, deu o apelido a mesma de “partícula de Deus”, e agora os cientistas afirmam ter conhecido mais sobre sua natureza e forma.
O resultado mais importante é que ele se comporta mesmo como o previsto, e não como um impostor estranho, o que solidifica a Teoria da Física Padrão, que une numa só teoria os fótons, prótons-neutrons-elétrons, a energia magnética e gravitacional.
A análise do enorme volume de dados da colisão no LHC mostrou que o bóson se decompõe também em um grupo de subpartículas denominadas férmions, conforme a teoria do Modelo Padrão da Física, destacou o estudo.
“É um avanço enorme”, disse Markus Klute, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que chefiou a pesquisa no Solenoide de Múon Compacto (CMS), que trabalhou junto ao LHC, estudo publicado na revista Nature Physics,
“Agora nós sabemos que partículas como os elétrons obtêm sua massa graças ao campo de Higgs, o que é muito empolgante”, afirmou.