RSS
 

Arquivo para February 15th, 2011

O Egito e as novas mídias

15 Feb

As enormes multidões de manifestantes no Cairo e em Alexandria se comunicando por mensagens de texto, ou usando oO livro Ordinary Egyptians Twitter e o Facebook, e apesar desta nova mídia ser uma força motriz por trás da revolução, professor Fahmy afirma que é semelhante aos eventos de 1919, ou seja, a estruturação de um poder social ligado ao estado moderno diferente, para o professor Ziad Fahmy  da Universidade de Cornell escreveu o livro Ordinary Egyptians: Creating the Modern Nation Through Popular Culture que se concentra a análise na política egípcia. O livro de Ziad Fahmy sugere que o Egito moderno poderá construir uma nova identidade nacional, sem ignorar o seu passado, escreve:  “Em certo sentido, podemos dizer que foi uma revolução sem líderes e que só pode acontecer tendo esta mídia social.”

Os manifestantes egípcios usaram as mídias sociais e tecnologia para levar sua mensagem ao mundo. Assim como os egípcios destes dias, também as revoluções passadas utilizados foram usados  novos meios de comunicação disponíveis para espalhar a mensagem da revolução, lembremos dos enciclopedistas na Revolução Francesa. O professor Fahmy afirma que “em 1919 também haviam novos meios de comunicação da época, como por exemplo a partir de cerca de 1904 no Egito, os discos foram se tornando mais e mais populares. Então, as pessoas se aproveitam de qualquer mídia que tinha na época, para se conectar como eles estão fazendo agora. ”

Quando os britânicos exilaram Saad Zaghlul e seus correligionários em  Malta em 8 de Março de 1919, o país levantou-se na primeira revolta de sua história moderna, seguidas de outras até a independencia em 22 de fevereiro de 1922.

Um evento inicial destas revoltas foi a denuncia de dois jovens Mohammed Bouazzi e Khaled Said, este espancado até a morte na porta de um cibercafé, depois que tentou colocar no YouTube um vídeo sobre corrupção policial no Egito depois outro video dizia todos somos Khaled Said, enquanto o outro (Mohammed)  denunciava o roubo pela policia da verdura que ia vender como ambulante.

O impacto foi maior no exterior, pois  “Agora, a Internet está on-line e todas imagens que os egípcios comuns eram capazes de gravar em suas câmeras de celular eram sendo por meio do Youtube.”

Em última análise, os problemas foram causados no Egito para os manifestantes a se revoltarem, mas o Facebook eo Twitter permitiu que isto acontecesse mais rápido, por exemplo, o salário médio dos é de 60 dólares por mês, imagine tentar sobreviver com 60 dólares por mês. ” afirmou o professor.