RSS
 

Arquivo para February 16th, 2011

Mas e a holografia no espaço seria possível ?

16 Feb

Copa 2022 em 3D holograficoA ciência sempre contorna obstáculos que a natureza apresenta, claro seria melhor se respeitasse ela, não será diferente com a holografia, construir imagens no espaço as quais poderemos tocá-las poderá ser uma realidade em breve, uma das pesquisas avançadas na área é feita no Japão na Universidade de Tóquio e um dos criadores da tecnologia, deu uma entrevista à Reuters.

Até hoje, a holografia ainda funciona só para os olhos e “se você tentasse tocar, sua mão passaria através da imagem direto”, disse um dos autores do projeto o prof. Hiroyuki Shinoda, e acrescentou “mas agora temos uma tecnologia que também transmite a sensação de toque aos hologramas”.”

A idéia para o futuro é substituir objetos físicos que não tem necessidade de existência corporal, por exemplo, tomadas são apenas interruptores, controles remotos, maçanetas e mais uma infinita serie de dispositivos, instrumentos e sensores.

Shinoda afirmou que esta tecnologia pode ser usada para substituir ainda outros objetos físicos, que a tornaria econômica e ambientalmente correta.

Também foram os japoneses através de Jan Murai em artigo no site da TVB (Television Broadcasting) que propuseram a transmissão da Copa 2022 (em Doha, Qatar) em imagens 3D holográficas, Eles têm propostas para capturar todos os 360 graus de jogos da Copa utilizando-se a 200 câmeras HD, isso quer dizer, potencialmente, eu poderia ir para o meu estádio nacional (Wembley, Pacaembú ou Maracanã, por exemplo), sentar e ver o jogo que estaria ocorrendo em Dohai,  como se estivesse acontecendo bem na frente dos meus olhos – Com jogadores holográficos em movimento ao redor do campo, claro este deveria ser real e estático.

Além de compartilhar a ação holográfica em 3D, os planos também há na lista de intenções para capturar e distribuir o áudio de nível de campo, incluindo cada apito e cada chute, para isto deveria haver diversos equipamentos de som expalhados pelo campo.