RSS
 

Arquivo para March 5th, 2011

CeBIT termina com poucas novidades

05 Mar

A feira alemã CeBIT que se tornou a maior feira mundial do setor, termina este sábado em Hannover, na Alemanha, contou com cerca de 4,2 mil expositores (50 a mais que no ano passado), entre os quais se encontram Microsoft, Epson e Oracle, Fujitsu e muitas grandes empresas da área.

Uma linha especial de metro servia o evento, que teve também palestras workshops sobre soluções para as tecnologias de mobilidade, redes de gestão e distribuição para Web 2.0, marketing e negócios digitais, redes e telecomunicação, inovação em TI e TIC no agribusiness, logísticas, etc.

Alem dos tablets e monitores 3D, poucas novidades, algumas dignas de notas foram o robô humanóide RoboThesp que fala 20 línguas, recita Shakespeare e já tem um blog, uma nova tecnologia chamada Intendix que pode facilitar a vida de pessoas com deficiências físicas apresentada pela empresa austríaca Guger Technologies (veja um vídeo do software) e um notebook que lê os olhos do usuário da empresa tecnologia da Tobii feito com a chinesa Lenovo.

No campo da pesquisa foram apresentados robôs controlados pela mente no projeto colaborativo Brain (Brain-computer Interfaces with Rapid Automated Interfaces for Non-experts), no qual pesquisadores do IAT (Instituto de Automação da Universidade de Bremen na Alemanha) onde os robôs são controlados remotamente pela mente, podendo realizar tarefas como abrir a porta ou servir alimentos.

A presença Brasileira também foi registrada, empresas de  Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram ao CeBIT,. A feira promete boas oportunidades de negócios para empresários do setor de informática que atuam em diversos países,. a Associação Rio-Grandense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), junto com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), levaram produtos brasileiros entre eles um de sucesso foi o Digital Recording System (DRS), um sistema permite a gravação em áudio e vídeo de audiências.

Segundo o site da Computer World, o CeBIT deste ano teve uma redução de 26% comparado a 2009, devido a redução dos gastos das empresas com marketing em função da recessão global.