RSS
 

Arquivo para março 23rd, 2011

Novas batalhas da Google para o acesso livre

23 mar

Os regimes autoritários estão em polvorosa no mundo todo, sobrevivem sem problemas apenas alguns governos autoritários na Ásia, África e America latina, mas sempre encontrando alguma forma de controlarem as novas mídias.

A China esta em embate com o Google e seus serviços há muito tempo, agora a acusação que saiu no jornal inglês The Guardian, foi que usuários chineses do gmail vêm sofrendo alguma dificuldade no serviço desde janeiro deste ano.

Os problemas no Gmail começaram junto de uma tentativa do governo chinês em dizimar um movimento online que surgiu junto das revoluções que estão acontecendo em países como a Líbia (a China foi contra a intervenção internacional lá).  E a chamada Revolução Jasmim, também estaria chegando na China..

Segundo o Google “o problema não está do nosso lado”, disse um porta-voz ao The Guardian:. ”isto é obra de um bloqueio governamental cuidadosamente planeado para que pareça que o problema está do lado da Google”.

A China é um dos países com maior controle da Internet no mundo, muitos sites populares encontram-se bloqueados como o Facebook e o YouTube, por exemplo.

O Google enfrenta ainda outra batalha, um tribunal nova-iorquino acaba de rejeitar o acordo entre o Google e representantes de autores e editores que deixariam a empresa digitalizar livros antes mesmo de ter a autorização dos detentores de direitos, a ideia do Google é rentabilizar os livros em formato digital, em parte com anúncios publicitários, mas por enquanto vamos continuar financiando as editoras e seus donos.

Segundo a decisão do juiz, “enquanto a digitalização de livros e a criação de uma biblioteca universal digital beneficiaria muitas pessoas”, o acordo “simplesmente ia longe demais” segundo o site Salon, porque na visão do juiz os “autores seriam lesados”, o velho discurso, porem só ganharam dinheiro com livros autores que tiveram suas próprias editoras, ou que tendo muita fama podiam impor contratos vantajosos para ambos.

Não se pode ignorar os problemas do Google, a falta de indexação das buscas e alem disto recentemente (em fevereiro) 500 mil usuários perderam as contas do gmail, segundo a gigante da Web “afetou apenas 0,29% de todos os usuários do serviço e que seus engenheiros já estão trabalhando para resolver o problema e que tudo que foi excluído vai aparecer novamente”.