RSS
 

Arquivo para April 7th, 2011

Europa e EUA firmam acordo para impulsionar as TICs

07 Apr

Desde 2005 a Europa tem um plano de ações para impulsionar as TICsAs TICs EUA e UE intitulado i2010, onde definia uma “nova política integrada visa nomeadamente incentivar o conhecimento e a inovação para apoio ao crescimento e à criação de empregos mais numerosos e de melhor qualidade”, portanto isto longe de ser assunto teórico era algo bem prático desde 2005.

Entre os programas podem se destacar: programas: “eLearning”,“eContentplus” e seus sucessores, revisão da “Televisão sem fronteiras” (2005), a info-acessibilidade e a cobertura territorial, entre muitas outras ações na agricultura, pesca , ambiente, alfandegas, etc.

Agora segue um plano de integração  para fora da UE, uma  Comissão Europeia e dos Estados Unidos definiram um acordo de dez princípios para promover o comércio de produtos e serviços relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Estabelecidas as metas do Conselho Economico Transatlântico feito para discutir as ações entre EUA e EU, estas medidas serão promovidas a nível mundial com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de redes e serviços TIC globais e permitir que os fornecedores possam concorrer em igualdade de circunstâncias com os operadores locais.

“Estes princípios, que tanto a UE como os EUA vão tentar incorporar nos seus acordos comerciais com outros países, ajudará a garantir que as regras comerciais são usadas como uma ferramenta eficaz para a abertura dos mercados de TIC a nível mundial, para benefício de todas as empresas e consumidores”, refere a Comissária europeia Neelie Kroes.

Ficam estabelecidas  algumas práticas comuns como a promoção da transparência, das redes abertas, do uso não discriminatório da infra-estrutura local e da utilização eficiente e não discriminatória do espectro.

O acordo vai garantir de independência dos órgãos reguladores competentes, a promoção de serviços de telecomunicação competitivos e a cooperação internacional para fomentar a alfabetização digital em países de outros continentes, incluindo muitos aspectos.

Segundo o texto final a “Aplicação destes princípios por parte de outros países a nível mundial não só permitirá às empresas da UE e dos EUA beneficiarem de mais oportunidades comerciais, mas levará também a que as pessoas que vivem nesses países beneficiem de preços mais competitivos na área das TIC, assim como de acesso a um conjunto mais diversificado de tecnologias”, enfim em muitos aspectos o acordo pode beneficar o mundo como um todo e permitir um maior avanço nas telecomunições.