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Arquivo para April 15th, 2011

Estudo mostra uso de Twitter por jornalistas ingleses

15 Apr

Um estudo divulgado pelo jornal inglês The GuardianTweets de jornalistas britânicos divulga o uso de Twitter e como ele tem sido fundamental para confrontar informações, estabelecer diálogos e dinamizar até mesmo uma mídia vertical, onde muitas vezes o jornalista e/ou o editor realizam seu trabalho solitário, olhando apenas o que o editor e seus grupos de interesses querem, típico da mídia vertical.

Mas os bons periodistas e jornalistas estão se atualizando e se relacionando mais antes de firmarem a sua opinião pessoal, muitas vezes inflexível e sem abertura ao diálogo, o uso do twitter minimiza esta visão e ajuda a troca e o diálogo entre pessoas que veem determinado fato a ser divulgado.

O estudo analisou primeiro de que modo os meios de comunicação britânicos estão usando o Twitter, a quantidade de tweets que é emitida por cada jornalista e os temas abordados.

Alberto Nardelli, como Tweetminster (uma maneira de filtrar tweets políticos),  analisou os tweets num total de 82.340 no mês de fevereiro, todos emitidos pelas mídias do Reino Unido.

Para cruzar os dados e fazer a análise em redes, colocou o mesmo número de dados a cada fonte de notícias e seus seguidores durante todo o mês, só para exemplificar o autor do relato o periodista espanhol Miguel Jorge relaciona:
• SkyNews provou ser a fonte de notícias mais ativos no ecossistema do Twitter no Reino Unido.
• The telegraph foi o mais “oficial” no sentido tudo a ver com Obama e as notícias “Reais”
•  The Independent foi mais “político” no sentido das críticas.
• Os correspondentes da BBC são os que mais prestam atenção aos dados sobre o desemprego.

Vendo esta primeira parte do estudo, bem poderia extrapolar a Espanha ou qualquer outro país. Não é preciso pensar muito para adivinhar o que o tema relacionado tweets que poderiam encontrar depois de El Pais, El Mundo e ABC. No Brasil, em São Paulo: A Folha, o Estadão e o carioca O Globo. Seria uma análise muito interessante.

O segundo estudo, desenhado por Tony Hirst, foi um pouco mais longe. Tomando Tweetminster API, procurou e obteve a lista dos assuntos políticos no Reino Unido e da relação entre jornalistas presentes no Twitter com a política, de uma forma gráfica para saber quem segue-os no Twitter.

Em um post do blog de Hirst interessante intitulado “Jornalistas do Reino Unido no Twitter”, Hirst utilizando software de design gráfico chamado Gephi visualizou como os jornalistas estavam ligados.

O Twitter possibilita esta ligação mas ampla porque é impossível reunir colegas em nossas atividades todo dia, é melhor fazer isto para um lazer.