RSS
 

Arquivo para May 2nd, 2011

Sexta essência da matéria: rumores científicos

02 May

Blogueiros adoram fofocas sobre dados políticos escondidos, mentirosos públicos como corruptos e ditadores, que agora explode com a mídia horizontal, na qual tudo é descoberto.

Mas o fato vazado na Web agora foi científico: haveria um sexto estado da matéria chamado de bóson de Higgs, sim para quem ainda não sabe temos o sólido, gasoso e líquido, conhecidos e ensinados na escola, mas temos também o plasma (já tem no wikipedia e no desenho ao lado), quando um gás é deionizado, e o condensado de Bose-Einstein, a chamada quinto-estado da matéria.  Ao menos isto já deveria ser ensinado na escola.

Este último foi  descoberto em 1995, como Einstein e Bose haviam previsto este estado e apesar de não serem seus descobridores, foi chamado assim.  O condensado de Bose-Einstein é uma fase muito especial da matéria. É quando um átomo num estado muito lento é excitado formando aglomerações com outros átomos, criando superátomos. Isso só ocorre a uma temperatura que é alguns bilionésimos de grau acima do zero absoluto, ou seja, um estado em que fosse quase apenas energia sem massa.

Mas o dito popular quinta-essência talvez seja sexta-essência, justamente por causa deste estado, os cientistas procuravam um estado aonde ele fosse apenas massa, uma espécie de “restinho” de massa, quando ele é pura energia, aquilo que fosse um “toque de Deus” para a matéria existir, porisso o bóson de Higgs, também é chamado na folksonomia da Web de partícula de Deus.

O documento que vazou na internet, pois daria um prêmio Nobel a quem o descobrir, teria sido feito no LHC, “Large Hadron Collider”, um gigantesco colisor de prótons construído a 100 metros abaixo do solo, na fronteira entre a França e a Suíça, na forma de um anel, num túnel com 27 quilômetros de circunferência.

Um dos principais objetivos do LHC (inaugurado em março de 2010)  é a identificação do Bóson, e o aparecimento dos rumores na Web, um suposto memorando postado num blog na Universidade de Columbia, gerou uma rápida reação dos físicos do LHC, eles lembraram que muitos sinais de laboratório que apareceram lá não têm importância comprovada depois de análises mais aprofundadas.

Os blogueiros souberam por causa de um memorando interno CERN (Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares) que abriga o LHC, segundo um portavoz da entidade, James Gillies, embora o documento seja legítimo, é apenas um dos milhares produzidos lá, mas a sexta-essência da matéria já gerou vídeos e muita discussão na Web como um vídeo que explica a física das partículas e  um outro  vídeo que especula a ligação entre a partícula, o princípio da incerteza e Deus, conforme é dito no filme:  “existe uma similaridade entre a física e a religião, ambas baseiam-se na incerteza “ e ambas deveriam buscar a verdade sempre.

O imenso fosso aberto na separação entre sujeito e objeto, entre matéria e a partícula de Deus, entre corpo e alma, é a inspiração deste blog, é uma noosfera em evolução.