RSS
 

Arquivo para June 11th, 2011

Na contramão dos tablets: ultrabooks e super computadores pessoais

11 Jun

Lançados na Computex, uma feira tecnológica que aconteceu até o dia 4 de junho em Taiwan, a intel lançou um design ultrafino de notebooks, por isso chamados de ultrabooks, que terão menos de 20 mm de espessura. Usarão os processadores Intel Core e devem ter preços abaixo dos US$ 1000 nesta primeira leva, mas já planeja ultras mais potentes.

O modelo será lançado pela líder de processadores Intel no mercado, a Asus, que trará o X21, um modelo da empresa que deve chegar às lojas ainda este ano.

Outro modelo na linha dos supercomputadores (veja o top 10 aqui), antes restritos a grandes empreendimentos de supercomputadores de grande porte, como o chinês Tianhe-1A (veja nosso post), agora tem uma versão pessoal da NVIDIA, num preço salgado de R$ 65 mil em sua configuração máximo, mas que poderão ajudar além de pesquisadores que precisam trabalhar com grandes volumes de dados, também empresas que trabalham com grande massa de dados (veja nosso post anterior).

Feito com os processadores Tesla C2050 e C2070, o HPC Box será comercializado sob encomenda em todo o país, podem realizar pesquisas em áreas como pesquisa que geram milhões de dados e necessitam de máquinas com alto desempenho estão: visualização gráfica de alto desempenho, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica (perfil do uso do solo, exploração de petróleo e gás), em muitas outras.

Segundo o site de tecnologia do MSN, a meta para 2012 será comercializar outras 100 máquinas, somadas as 50 ainda para este ano.

Os gamers de plantão conhecem as placas potentes para os jogos mais recentes lançados, NVIDIA lançou a placa GeForce GTX 560 no Brasil e também lançou um óculos 3D mais em barato que aqueles do mercado, conforme informado no blog do NVIDIA