RSS
 

Arquivo para junho 21st, 2011

Aprovados novos sufixos para nomes na Web

21 jun

Os endereços da Web foram padronizados com algumas dezenas de sufixos genéricos (com, org, pro, net, etc.) e de códigos de países (br, uk, pt, etc.), agora a conferência que está se realizando em Cingapura, o ICANN (Corporação da Internet para atribuição de nomes e Números) acaba de anunciar a liberação de abertura para outros nomes, como o de organizações, cidades ou órgãos públicos.

Durante a reunião, 13 membros votaram a favor da medida, um contra e duas abstenções.

A medida foi considerada um dos maiores marcos nos 40 anos de história da internet, foi feita pelo conselho de administração da ICANN em um comunicado emitido ao fim de sua reunião em Cingapura, no evento que vai até dia 24 de junho.

É o ICANN que se responsabilizará internacionalmente à atribuir o espaço de sequencias numéricas de protocolos de internet (IP), os identificadores de protocolos e funções de gestão do sistema de nomes de domínio genéricos de primeiro nível (Generic Top Levels Domain gTLD) e de códigos de países (country codes, ccTLD), assim como da administração do sistema de servidores raiz.

Conforme anúncio no site da Corporação, Rod Beckstrom, presidente e chefe-executivo do conselho afirmou: “ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever aonde esta histórica decisão nos levará”, mas certamente já é uma abertura ainda maior da Web para o mundo corporativo e associações.

Mas que ninguém se empolgue, estão falando em preços na casa dos 150 mil dólares.