RSS
 

Arquivo para julho 18th, 2011

A Grande Teia Mundial e a análise de Redes Sociais

18 jul

“Manuel Castells (1999) advoga que somos uma ‘Sociedade em Rede’, que vivemos a ‘Era da Informação’ e alerta para o fato dessa nova morfologia social alterar profundamente os fluxos de informação, a cultura e os modos de produção. Dos mais variados quadrantes da literatura científica, a Informação e as Redes (sociais ou não) são abordadas como dois assuntos de extrema relevância e como estando no topo das agendas científica, social e cultural na atualidade. Discussões, estudos e pesquisas, que aprofundem os conhecimentos sociais sobre os fenômenos relativos à Informação e às Redes poderão ter grande impacto e importância na determinação dos caminhos a serem trilhados pela economia, cultura e sociedade mundial e pela vida individual das pessoas nas próximas décadas”. Trecho da qualificação de mestrado do aluno Gonçalo Costa Ferreira, no dia de hoje, na ECA-USP.

“Os fluxos de informação tanto podem ser verticais, que é o caso comum em organizações hierárquicas, como podem ser horizontais, que é o diferencial que a rede produz tornando a informação acessível em diversos níveis e propiciando a inteligência coletiva (LEVY, 1999) e o trabalho colaborativo. Com esta perspectiva, este trabalho procura contribuir para um aumento da capacidade de responder à pergunta: ‘como, em contexto organizacional, se relacionam fluxos de informação, com a topologia e dinâmica de redes sociais subjacentes?’ “, idem.

Assim a rede pode mudar a morfologia de instituições sociais e podem propiciar um aumento significativo da inteligência coletiva, modificando não apenas a forma como elaboramos o conhecimento, mas principalmente, a forma como nos relacionamos para isto.

“…a Informação e as Redes Sociais, pelo que desde logo está alinhado com duas importantes dimensões de pesquisa e desenvolvimento neste inicio de século …  as relações que os agentes sociais estabelecem entre si e os entrelaçados de relações que assim se formam, constituem as Redes Sociais através das quais flui a Informação … “ (Gonçalo Costa Ferreira)

Uma nova dinâmica de relações que se iniciou a partir de novos fluxos de informação, antes caracterizados apenas por estoques em meios físicos, agora é um fluxo que flui e pode mudar organicamente todo um conjunto de relações sociais, que tem ainda na base a hierarquia e o individualismo, porém quase sempre conectados e dependentes.

As redes sociais humanas independem da rede eletrônica, mas a grande teia mundial é um imperativo para uma nova maneira de relacionamentos e acesso à informação: uma sociedade mais colaborativa, mais horizontal e de relações mais abertas.