RSS
 

Arquivo para julho 27th, 2011

Internet lenta,tablet caro e o livro digital no Brasil

27 jul

Esta é a opinião da presidenta da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, no 2º Congresso Internacional do Livro Digital, que começou ontem na cidade de São Paulo, que afirmou: “Se eu não tenho internet adequada, não consigo fazer com que o consumidor obtenha um livro de maneira fácil e fique satisfeito”.

Sua opinião sobre os tablets é que a queda dos preços será uma questão de tempo, já que a produção desse tipo de computador tenderá a crescer no Brasil, veja nosso post sobre os próximos lançamentos de algumas marcas já produzidas no país, é há uma perspectiva do governo desonerar esta produção.

A revista Exame também fez uma reportagem a Apple e sua briga pelo mercado do livro digital.

Conforme pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), feita a pedido da CBL, foram lançados 52 mil livros convencionais e foram vendidos 386 mil exemplares em 2009, já o número de livros lançados ou vendidos em formato digital foi tão pequeno que nem constou do levantamento, conforme reportagem da revista Exame.

Segundo a revista, o mercado europeu e norte-americano, no entanto tem um comportamento diferente, Dominique Raccah, presidente da editora norte-americana Sourcebooks, disse que 35% das vendas da empresa em junho deste ano foram de livros digitais.

Bob Stein, diretor do Instituto para o Futuro do Livro, dos Estados Unidos, declarou para a revista que o mercado de livros digitais no Brasil vai crescer muito e que as oportunidades já estão surgindo, e Karine Pansa disse que as editoras estão cientes dessas oportunidades e vão aproveitar o momento para oferecer os novos serviços.

“O grande benefício do livro digital é a portabilidade. É você ter dentro de um aparelho simples e leve uma quantidade de conteúdo sem fim”, segundo a reportagem da Exame.