RSS
 

Arquivo para July 30th, 2011

Uma experiência de tecnologia no ensino fundamental

30 Jul

Edison é uma cidade de pouco menos de 100 mil habitantes nos Estados Unidos, era chamada de Raritan Township, mas mudou de nome em 1954 em homenagear a Thomas Edison.

O município foi beneficiado por suas boas ligações com transportes, uma vez que tem uma localização central em Nova Jersey. Até 2003, a Ford Motors tinha uma fábrica de produção ali, e mesmo que tenha sido fechada, muitas das empresas associadas a esta continuam ali, fazendo da engenharia e da eletrônica algo importantes para o município, algumas empresas especializadas em software, que são subproduto destas tecnologias, tem sua importância.

Em função disto, Edison tem uma forte história de escolas técnicas de educação e há alguns programas com boa visão tecnológica que foram projetados para atender à esta demanda.

Segundo o Estadão, o ensino da letra cursiva (de mão) será opcional em Indiana e poderá ser nos próximos anos e esta decisão pode ser seguida pro mais de 40 dos estados americanos e com isto a forma de escrever a mão pode se torna ultrapassada.

Na avaliação dos educadores destes estados, é mais importante concentrar o aprendizado nas letras de forma onde os signos são mais definidos.

Conforme a reportagem do Estadão,  um memorando de Educação do Estado de Indiana: “As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva”.

Já a reportagem da Folha de São Paulo, afirma que Prefeitura de Nova York comprou 2.000 aparelhos e colocou-os em escolas na periferia.  Como um exemplo de aplicação, os alunos usam um aplicativo para inserir e tirar cores das imagens de pinturas , uma ferramenta para tornar as aulas de história da arte mais interativas e mais atraentes.

No Brasil, algumas escolas e universidades estão testando o uso de tablets no ensino (veja nosso post).

É evidente que isto merece uma discussão séria e profunda de educadores.