RSS
 

Arquivo para agosto 1st, 2011

Nova linguagem de programação paralela

01 ago

As tecnologias de silício estão no seu limite, e a saída encontrada pela indústria, por enquanto que a computação quântica não acontece (veja nosso post), são os chips multicore (vários núcleos de processamento).

O que significa isto? Que mais de um processador pode trabalhar simultaneamente, por exemplo, i3 da Intel e os processadores Core i7 têm dois ou quatro núcleos, respectivament., mas os programas e linguagens de programação nem sempre tiram proveito disto.

Agora segundo o site ACM Tech News, uma nova linguagem de programação paralela, isto que é que uso estes chips multi-core, está nascendo, já projetada a especificação da linguagem chamada nova Paralela e linguagem de implementação (Parasail), especificamente para escrever software para processadores multicore.

Tucker Taft, o diretor de tecnologia e presidente da empresa SofCheck Boston com base em software, esta líinguagem se destina a evitar as armadilhas que normalmente acontecem quando se trabalha com chips multicore.

Para um programador a Parasail vai parecer uma forma modificada de Java ou C#, ainda hoje consideradas as duas linguagens mais profissionais, embora os usuários ainda tenham outras como populares, mas a diferença para Java e C# é que ela pode dividir automaticamente um programa em milhares de pequenas tarefas e estas podem ser espalhados pelos núcleos (cores), um truque chamado pela Parasail de pico-threading, a divisão de tarefas em threading já é conhecida, e com isto maximiza o número de tarefas que são realizadas em paralelo, independentemente dos núcleos, e distribui as tarefas entre eles.  A linguagem também faz a depuração automática do código, e segundo Taft: “Tudo é feito em paralelo, como padrão, a menos que você diga o contrário”.

Nos próximos anos o número de núcleos em chips vai crescer ainda mais, e segundo Taft:”Há algumas máquinas lá fora com dezenas e até centenas de núcleos já”.