RSS
 

Arquivo para August 18th, 2011

Site baboo divulga entrevista com blogueiro

18 Aug

O popularíssimo site Baboo divulgou no dia de ontem uma entrevista com o administrador deste blog, que foi publicada com o título: “O poder da Cibercultura“.

O site direcionado ao público que gosta de tecnologia, contém sempre dicas de software e tecnologia, contém um bom conjunto de tutoriais, incorpora informações corporativas, mantém ainda notícias do mercado e sobre carreira.

Recomendo para quem deseja se manter atualizado e com informações precisas da tecnologia e do mercado.

 

Pesquisadores fazem sistema a prova de censura

18 Aug

O sistema chamado de Telex foi desenvolvido por pesquisadores da universidade das universidades de Michigan e Waterloo para combater a censura na Internet, claro estão falando de censura política e não de crimes, o sistema  transforma a Web inteira em um servidor proxy (qualquer ponto pode ser um servidor), tornando quase impossível que governos censurem ou bloqueiem sites individuais.

Para isto o sistema terá que contar com prestadores de serviços de Internet (ISPs), que estejam fora da nação que censure as instalações Telex. Quando um usuário quer visitar um site banido, uma conexão segura é estabelecida com qualquer outro site protegido por senha que não será bloqueado e serve com uma conexão de chamariz, mas direcionada a outro.

O software marca a ligação como um pedido Telex com uma tag secreta codificada da página usando chaves públicas estenográficas (forma de ocultar uma informação ). A solicitação do usuário passará por diferentes ISPs, alguns dos quais são estações com o Telex, mas com chave privada que a partir da tag permite identificar o cliente Telex, mas mantem o servidor incógnito para rastreadores, assim as estações enviarão ligações com o usuário a partir de qualquer site na Internet, segundo o pesquisador de Miching J. Halderman Alex: “Será provavelmente exigido um passo de apoio de nações que sejam simpáticas à causa de uma Internet livre e aberta”, se houver um acordo internacional que bloqueie tudo este sistema não funcionará.

Os pesquisadores instalaram o sistema no laboratório da universidade e já testaram o sistema com um vídeo de YouTube proibido num país de regime fechado, e pessoas daquele país conseguiram acessar vídeos que estão proibidos naquele país.

O sistema foi apresentado no Useunix Security com o título: “”Telex: Anticensorship in the Network Infrastructure” (“Telex: Contra a censura na infra-estrutura da rede”), e algumas notícias do software estão na ACM News e no site da Universidade de Michigan.