RSS
 

Arquivo para August 19th, 2011

IBM diz ter chip que imita cérebro humano

19 Aug

A IBM junto a grupo de universidades americanas que trabalhou por  três anos, financiados pelo famoso DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), famoso porque lá começou a primeira rede eletrônica a ARPAnet, um chip que recria as percepções do cérebro: cognitiva, sensação de interação e habilidades de ação, com uso do máximo de eficiência e com baixo consumo de energia.

Das habilidades anunciadas, especialmente a cognição e a tecnologia de supercomputação, anunciadas no site a CNET News, chamam atenção.

Conforme anunciado o líder de projeto da IBM Research, Dharmendra Modha, os primeiros resultados sensíveis do projeto de seis laboratórios da IBM  e cinco universidades já está finalmente pronto para ser mostrado ao mundo, afirmou:

“O que eu tenho em minhas mãos enquanto eu falo”, disse Modha a CNET em entrevista por telefone, “é o nosso primeiro núcleo de computação cognitiva que combina computação na forma de neurônios, a memória na forma de sinapses, e as comunicações na forma de axônios. .. [e] em chip de silício, e não em PowerPoint. ”

Computadores com processadores que imitam a cognição do cérebro humano, percepção e habilidades de ação são muito mais próximos do que já esteve na quarta-feira após a IBM lançou a primeira geração de chips que vai poder deles.

A concessão fazia parte da fase 2 dos sistema de projeto do DARPA chamadas Eletrônica Plástica Adaptativa neuromórfica (ou Scalable Sinapse) cujo objetivo é “criar um sistema que de uma só vez, possa ser reestruturado dinamicamente na medida em que interage com um ambiente, e que ao mesmo tempo rivaliza com o tamanho do cérebro e o baixo consumo de energia” disse Modha.

O desenvolvimento dos novos chips vem dois anos depois Modha e sua equipe terminaran um trabalho com um algoritmo chamado BlueMatter que descreve a conexão entre todos os locais do cérebro humano, cortical e sub-cortical.  Este  mapeamento é uma etapa crítica, disse Modha, para uma verdadeira compreensão de como o cérebro se comunica e processa a informação.

Embora seja muito cedo para dizer exatamente que tipo de aplicações serão usados pelos novos chips, Modha sugeriu que provavelmente eles vão enfrentar alguns dos problemas mais espinhosos na computação. Ele prevê que os programas que podem analisar os mercados financeiros com extrema precisão e atenção, que puderiam monitorar o abastecimento global de água e acompanhar, comunicar as informações em coisas como altura de ondas, marés, temperatura da água, e mesmo alertas de tsunami, e ou poderia ainda permitir que um trabalhador de um supermercado instantaneamente produzir informando quando passou mal.  

O futuro dirá se realmente chegamos lá.