RSS
 

Arquivo para setembro 17th, 2011

Obras raras, o homem vitruviano e a harmonia

17 set

Quem pensa que os ebooks gratuitos ainda não chegaram, estão desconectados, há um grande número de obras disponíveis para download, acesse o endereço worldebookfair.com a partir de hoje, escolha o livro e leia, gratuitamente, no seu computador.

Em agosto chegaram a 300 mil livros on-line, foi dos projetos: Gutenberg (postamos recentemente de seu fundador Michael Hart recém-falecido) e World e-Book Library, sem fins lucrativos e baseados nos Estados Unidos, mas também com escritórios na Europa e Austrália.

A USP disponibiliza diversas obras no site da Brasiliana, e tem um site específico para de download para obras raras obras raras  algumas obras raras como os textos de Vitrúvio Polião, em latim Vitruvius Pollio, que foi um arquiteto e engenheiro do século I a.C. Ele deixou como legado a sua obra em 10 livros, aos quais deu o nome de De Architectura (aprox. 27 a 16 a.C.) que constitui o único tratado europeu do período greco-romano que chegou aos nossos dias e foi fonte de inspiração a diversos textos sobre construçõe hidráulicas, hidrológicas e arquitetônicas, a republicação de sua obra no décimo livro, no período renascentista pode ser visitada.

Também se encontram para download nos sites: da Prefeitura Municipal de São Paulo, Biblioteca Nacional e no site domínio público do Ministério da Educação. Também Portugal tem uma biblioteca virtual com inúmeros títulos para download e quem gosta de clássicos podem encontrá-los em Classics Archive.

O homem vitruviano, desenho de Leonardo Da Vinci e obra ícone do período renascentista refere-se a este notável pintor, engenheiro e arquiteto, em referência a Vitrúvio Polião.

Esta perfeição simétrica idealista ao mesmo tempo em que era um passo importante na concepção estética do renascimento e da construção da modernidade, foi a que levou a Newton e Descartes pensarem numa “harmonia celestial” de onde deriva boa parte do pensamento idealista moderno, que dividindo esta harmonia “em partes” seccionou o pensamento e criou um ideal de harmonia e beleza muitas vezes totalitário.

Assim esta “perfeita harmonia” deu origem ao pensamento dualista, que tem na raíz esta ideia de perfeição “idealista”, de onde originam as contraposições entre bem e mal, matéria e espírito, alma e corpo, limitado e ilimitado, uno e múltiplo, liberdade e determinação, sujeito e objeto; sendo estes dois últimos motivações deste blog.

Leibniz, Espinoza e Malebranche se opunham a este dualismo e criaram correntes monistas, enquanto para Espinoza esta “perfeita harmonia” vinha da Natureza e o homem deveria se adequar a ela e isto seria a própria expressão visível de Deus; para Leibniz era o fato de que somos criados a partir de uma substância única que ele a chamava de “mónada”, e a ideia da busca de correspondencia entre números e substâncias é insana, e a teoria da relatividade e a física quântica o demonstraram. Malebranche desenvolveu o ocasionalismo.