RSS
 

Arquivo para setembro 21st, 2011

O Windows 8 e o iOS da Apple

21 set

Na semana passada postei o para o lançamento do Windows 8, a próxima grande versão do sistema operacional da Microsoft que representa uma das maiores mudanças na história da plataforma.

Na sua conferência de construtores na terça-feira, a Microsoft gastou mais de duas horas no palco detalhando seu próximo sistema operacional . Enquanto o software não é esperado para chegar às mãos do consumidor até o ano que vem em algum momento, temos agora uma imagem mais clara de como a Microsoft está posicionando-a para um setor que está deslocado suas compras (e afetos) de desktops para netbooks, e agora dispositivos portáteis como tablets e smartphones.

O lançamento no evento Build do Windows 8 foi a grande resposta da Microsoft para que a paisagem do  produto que pode estar quase todas as máquinas, com uma interface que possível de adaptação ao longo do caminho que já prevê novas mudanças.

Mas quais são as maiores diferenças entre a visão da Microsoft de computação e da Apple, que criou um sistema operacional diferente apenas para portáteis, mantendo o sistema operacional para desktop no seu processador de máquinas Intel.

Esta separação trás uma enorme diferença na forma como os consumidores olham para os sistemas operacionais, e especialmente a forma como muitas vezes o software aplicativo é atualizado, trazendo novas funcionalidades ao hardware, após meses e anos de uma compra. Dividindo-se os dois sistemas operacionais, a Apple é capaz de interagir rapidamente, e a Microsoft faz os grandes lançamentos em uma base anual, enquanto continua a oferecer Mac OS X com atualizações em sua taxa usual.

Agora a grande questão é como isso vai funcionar com o Windows 8 com sua interface chamada Metro,  usando a tela de toque (TouchScreen) que foi projetada para tablets com o Windows 8.

Microsoft tem tradicionalmente lançado uma nova versão do Windows a cada ano, mas os usuários dos tablets já são acostumados a funcionalidade com  atualizações mais freqüentes. Como prova disso, você pode olhar para o iPad, que lançado sem multitarefa e uma série de outras funcionalidades que o iPhone já tinha, só para obtê-lo mais tarde com uma atualização de software.

Os usuários Android enfrentam um futuro semelhante, com a promessa de atualizações constantes de software adicional.

Comparativamente, a Microsoft tem salvado suas atualizações de grandes recursos para grandes lançamentos, e é acusada por elas também. Isto criou um ciclo onde os desenvolvedores de dispositivos da Apple podem depender de atualizações de software para construir algo sobre ele, já os desenvolvedores Mac OS X ficam esperando uma grande atualização a cada ano, enquanto o iOS obtem atualizações mais frequentes.

O que isso significa com a vinda do Windows 8 ? Será que a tradição lucrativa de liberar uma grande atualização a cada ano vai continuar, esperamos que sim.