RSS
 

Arquivo para October 7th, 2011

Os tablets e o código aberto

07 Oct

A mania tablet vai tomando conta, e a visão de um mundo pós-PC vai chegando aos usuários, mas o mundo do software livre se  pergunta: haverá um tablet com Linux.

Claro a comunidade do código aberto e muitos programadores e desenvolvedores vibram com o Android, mas ele não é tão “aberto assim”.

Mas há uma expectativa porque a perspectiva do fabricante ZaReason  de ser totalmente open source é muito esperançosa para a comunidade e pode dar uma guinada no jogo.

Para aquelas que não estão acompanhando os fatos parece que ZaReason, fabricante de uma variedade de hardware com Linux pré-instalado, está começando a trabalhar em um tablet de 10 polegadas há já algum tempo com o objetivo de fornecer um modelo com fontes totalmente abertos. Tudo o que falta para o lançamento, é aparentemente sendo o site TechNewsWorld, é o direito de distribuição Linux para obter uma versão tablet-amigável segundo o site, ele chegar no “funciona” diz um relatório .

Então fica a dúvida o que estaria esperando para o primeiro tablete com fonte totalmente aberto chegar ao mercado, o relatório responde taxativamente: código.

Porque a empresa está empenhada no hardware de suporte para o código que se baseia em GPL-protegidos (GNU Public License), software de livre distribuição, e a ZaReason não poderá liberar o tablet até suporte para telas sensíveis ao toque programadas em Linux alcançar, em promessas como o Canônico uTouch. Como Cathy Malmrose da ZaReason escreveu no referido relatório na TheVarBuy:

“Assim como as características de toque prontas já estiverem sólidas, nós estamos prontos para lançar o tablet. Se o Ubuntu (ou outro) disser que amanhã [o suporte touch] está no nível ‘funciona’, em 24 horas as nossas equipes  in-house QA e R & D conseguem verificar tudo.  Assim em 2 hs. no site ZaReason estaria permitindo as pré-encomendas. Dentro de 2 semanas que seria [possível] estes passos”.

A comunidade open-source espera pronta para apoiar em crowdsourcing este produto.