RSS
 

Arquivo para October 17th, 2011

Eleições na Libéria, tecnologia e paz

17 Oct

A Libéria além de ter duas representantes no Prêmio Nobel da Paz, tem outras lições para dar ao mundo de como fazer uma participação popular ser saudável e pacífica, sendo que esta é uma preocupação com a frágil e nascente democracia africana,  registrada em sites como o African Elections.

Quando cerca de 2,5 milhões de nigerianos foram às urnas  na terça-feira passada (11/10) para eleger um novo presidente, muitos deles haviam compartilhado on-line os comentários sobre os seus candidatos escolhidos em blogs, Twitter ou outras plataformas de novas mídias.

Durante a eleição, houve um suporte técnico para melhorar o sistema nigeriano.

Um grupo queria usar a mídia social como meio de rastrear todo o processo eleitoral e identificar possíveis problemas que surgiram, eles haviam saído de uma guerra civil e os problemas eram ainda sensíveis.

Uma equipe de pesquisadores desenvolveu um agregador de ferramentas de media sociais que poderia puxar o conteúdo de cerca de 20 diferentes fontes (incluindo o Twitter) e analisar os dados em tempo real usando palavras-chave.

No auge da atividade, diversas situações foram rastreadas e produzidos 50 relatórios por segundo com base em palavras-chave e analisadas muitas vezes no próprio local.

O Centro Nigeriado de Tracking em Social Media, formado pouco antes da eleição pela organização acompanhou tudo, os relatórios encaminhados verificavam irregularidades eleitorais, possibilidades de violência e depois notificavam as autoridades nigerianas.

Seguindo o SMTC e emitido um relatório de síntese eleição, foram listadas uma série de que de recomendações para uso de mídia social e mensagens instantâneas para melhorar a experiência das eleições futuras, tais como:

  • Treinamento de grupos civis e os eleitores a resultados eleitorais Twitter
  • Organizar com SMS os Funcionários das eleições nacionais e locais
  • Estabelecer uma base de dados central para agrupar os resultados das eleições, tendo delegacias locais e enviar resultados totalizantes via SMS
  • Assessoria Organizações Internacionais em parceria com grupos de monitoramento interno que irá ajudar a monitorar as mídias sociais.

A atual presidente, Ellen Johnson Sirleaf, que na sexta-feira (7/10) foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, tenta a reeleição, mas analistas acreditam que ela deverá ter que disputar um segundo turno contra Winston Tubman, ex-embaixador do país nas Nações Unidas.