RSS
 

Arquivo para outubro 20th, 2011

Espanha realizou encontro de cidades digitais

20 out

Mais de 20 países da região participaram em encontro no final do mês de setembro na cidade espanhola de Bilbao, a ministra espanhola para ciência e inovação, Cristina Garmendia abriu o encontro e destacou o papel que as cidades e suas prefeituras devem ter na transição para uma economia do conhecimento.

Na inauguração o encontro foram premiadas as cidades que aproximaram a população da administração pública com uso das novas tecnologias, entre elas foram premiadas: Medellín e Génova, na Colômbia; Tigre, na Argentina; Porto Alegre, no Brasil e San José, na Costa Rica e a província espanhola de Vizcaya.

A ministra explicou que seu departamento premia na Espanha os municípios com capacidade de estabelecer “seu compromisso com a ciência e a inovação, para que sejam tomados como exemplos

A conferência reuniu especialistas na modernização de serviços públicos, mas também representantes de empresas que trabalham nesta área para criar cidades inteligentes que forcem o desenvolvimento pessoal, social e econômico da população.

 Tem uma área dedicada à exposição em que irá descrever os mais recentes desenvolvimentos neste tipo de empreendimento, segundo Juan Mari Aburto, porta-voz do conselho Municipal de Biscaia: “Será uma excelente oportunidade para as empresas que entrarem em Biscaia no continente americano”, conforme o site do evento.

Aburto considera que “a linha de modernização que está sendo seguido pelas instituições é correta” e acredita que “vai chegar um dia em que a instalação de aplicativos que aumentam a participação dos cidadãos no mundo da política” será uma realidade.

Notícias sobre as comissões e organizações locais sobre a sociedade do conhecimento no mundo ibero-americano, pode ser vistas no site da entidade.