RSS
 

Arquivo para October 25th, 2011

Interoperabilidade e colaboração na ciência européia

25 Oct

O crescimento e a visibilidade dos dados científicos necessitam de uma nova infra-estrutura geral que permita o gerenciamento e o acesso aos dados científicos.

O projeto recém-lançado EUDAT visa proporcionar as comunidades científicas e de pesquisa da Europa ter uma infra-estrutura sustentável na escala européia para a melhoria do acesso aos dados científicos.

O EUDAT é constituído por 25 parceiros europeus, incluindo os centros de dados, provedores de tecnologia, as comunidades de pesquisa e agências de financiamento de 13 países que irão trabalhar juntos para desenvolver uma infra-estrutura colaborativa.

Segundo afirmou Kimmo Koski ao site Finlandês CSC e coordenadorq do projeto: “Nosso objetivo é desenvolver uma infra-estrutura genérica para o gerenciamento de dados científicos que podem ser usados ​​por uma diversidade de comunidades de pesquisa e infra-estruturas existentes”.

Peter Wittenburg, o coordenador cientificou do projeto, observou que “além de oferecer serviços comuns, tais como hospedagem de dados e preservação, EUDAT está criando um caminho para o acesso integrado e interoperável de dados e, ao fazê-lo, irá facilitar a nova ciência e permitirá a criação de conhecimento eficiente [e compartilhado].”

Conforme observa o projeto, além de soluções de dados nacionais para armazenamento de dados, acesso e preservação, uma camada nova de interoperabilidade também é necessária, disse Pirjo-Leena Forsström do CSC: “o EUDAT irá promover a interoperabilidade, ajudando a estabelecer abordagens comuns que vai tornar a colaboração muito mais fácil”.