RSS
 

Arquivo para November 11th, 2011

Mudanças no flash e novas perspectivas

11 Nov

As promessas da plataforma Windows, a recusa da Apple em disponibilizar Flash em seus aplicativos móveis, fez na quarta-feira passada a Adobe Flash STI multimídia anuncar que para dispositivos móveis que a empresa não vê mais o STI como essencial para os dispositivos móveis, como tablets ou smartphones , conforme comentou o fato  o site WebMonkey.

A perspectiva de novas mudanças vem a partir daí, pois conforme o próprio blog da Adobe enfatiza, ela irá re-focar no padrão HTML 5, o que significa uma vitória deste de ambientes abertos para conteúdos multimidia.

No seu blog esta tendência é apontada claramente, está escrito lá: “HTML5 agora é suportado universalmente nos principais dispositivos móveis, em alguns casos exclusivamente. Isto faz do HTML5 a melhor solução para a criação e implantação de conteúdo no navegador através de plataformas móveis”.

Diz a Adobe que a transição será “suave”, mas é um eufemismo, já que no texto está escrito que há uma transição para o WebKit e irão acelerar o trabalho com o W3C “para trazer uma capacidade semelhante ao HTML5 o mais rápido possível”.

Apontamos os problemas com o “travamento” do Flash para algumas plataformas em vários post, mas está longe o dia em que os dispositivos BlackBerry e Android possam se gabar de serem superiores a capacidade multimídia dos dispositivos com iOS, o que a Adobe vai fazer é através do pacote Adobe AIR (o nome já diz muito), criar um conjunto de ferramentas de “empacotamento” para converter códigos Flash para Android nativo, Windows Phone ou dialetos iOS, nada muito diferente que fez com os filtros CSS Shaders,  mas que na prática são remendos que fazem o código crescer.

Mas a escrita já era anunciada para o Flash, e a Adobe sabia disso. Sem anúncios em Flash serem ouvidos em sua Conferência Adobe Max conferência no início deste ano e com a empresa vai lentamente descartando o Flash, bom para o código aberto e para as plataformas abertas, mas a Apple segue firme e tem muita coisa “fechada”.

Lentamente o toolkit de alternativa STD toolkit do Flash migrarão as bases STI de desenvolvedores Flash para uma nova era, onde padrões abertos reinarão.

Mas ainda está longe estão os dias dos dispositivos BlackBerry e Android se gabarem de tal compatibilidade ao Flash que teriam superioridade sobre os dispositivos iOS. Mas felizmente foram-se os dias de ver a Web como uma plataforma dominante para código Flash, que agora com o Adobe AIR vai criar ferramentas de “pacotes” para converter o código Flash para Android nativo, Windows Phone ou línguas iOS .