RSS
 

Arquivo para November 19th, 2011

Norma ePUB 3 é aprovada

19 Nov

Para quem está acompanhando a evolução ebooks  na experiência de publicação e leitura agora o ritmo promete acelerar, pois uma nova especificação do formato ePUB foi aprovada, numa direção de experiências mais ricas e com um uso mais amplo

Na Feira do livro de Frankfurt, realizada no mês de outubro de 2011, o Fórum Internacional para Publicação Digital, o International Digital Publishing Forum (IDPF) anunciou a conclusão de uma grande revisão para ePUB, que se tornou o padrão global de intercâmbio e formatação para ebooks e outras publicações digitais.

Com EPUB 3, os editores deverão ser capazes de criar conteúdo uma vez e depois reutilizá-lo de muitas maneiras diferentes. It means they won’t have to re-author their content for multiple devices or to comply with accessibility standards. Isso significa que eles não terão que reeditar o seu conteúdo para dispositivos múltiplos ou para cumprirem as normas de acessibilidade, o que torna a edição muito mais simples e espera-se, muito mais barata.

O EPUB 3 foi iniciado em maio de 2010 e desenvolvido por um grupo de trabalho global com mais de 100 colaboradores, atingindo o status de Proposta de Recomendação em maio de 2011.

O padrão foi desenvolvido de forma colaborativa sendo um padrão completamente aberto. Based on HTML5. Baseado em HTML5, EPUB 3 adiciona suporte para rico em mídias (áudio, vídeo), com muita interatividade (JavaScript), suporte a língua global (incluindo a escrita vertical), melhorias de estilos e layout, suporte gráfico SVG (Scalable Vector Graphics), com fontes já fontes incorporadas, instalações de metadados expandidos, MathML, sincronização de áudio com texto e outras melhorias para a acessibilidade.

A expectativa é que EPUB 3 seja utilizada para uma variedade de conteúdos, incluindo livros, revistas, e publicações educacionais, publicações e científicas.