RSS
 

Arquivo para November 21st, 2011

Liferay: uma ferramenta CMS diferente

21 Nov

Embora ela não tenha no Brasil comunidades de CMS do tamanho de WordPress, Joomla e Drupal, já há uma comunidade Liferay crescente, ativa e muito profissional.

Criada em 2001 por Brian Chan e desenvolvida na linguagem Java, o objetivo inicial era fornecer uma solução de portal empresarial, em 2006 a companhia se transformou em uma incorporação, adotando o nome Liferay Inc e em 2007 inaugurou escritórios na China, Espanha e alguns países da Ásia.

Em 2006 foi reconhecida com uma dos 100 empreendimentos líderes em e-content, conforme a Library Business, em 2007 a revista InfoWorld deu o título melhor aplicativo open source do ano,  em 2010 foi considerado o mais popular CMS em Java (veja o relatório em pdf) e em 2010 e finalmente, em 2008 o grupo Gartner chamou o ambiente de “visionário” e em 2011 de “quadrante mágico”.

O Liferay possui uma versão paga chamada  Liberay Portal Enterprise Edition e uma versão gratuita chamada Liferay Portal Standart Edition, possui as mais modernas funcionalidades que incluem Ambiente de Gestão de Informação, Gestão de Portais, Intranets, Comunidades Virtuais e diversas ferramentas.

O Liferay CMS possui integração com o Microsoft Office®, o que significa que quando você atualizar arquivos e documentos a partir de seu drive local, eles serão automaticamente carregados no seu repositório de documentos online.

O CMS Liferay fornece um local central para agregar e administrar todo o seu conteúdo. Cada comunidade dentro do Liferay pode ter suas próprias Bibliotecas de Documentos e Galerias de Imagens.

Depois de montar um website ou intranet, o virtual hosting dinâmico permite que você use essa mesma instalação do Liferay para derivar um sem-número de outros portais, tendo cada um sua própria aparência, URL e funcionalidade.

Assim um site de música poderá rodar um número ilimitado de subsites para vários músicos. Onde cada Músico possui seu próprio site (um mini portal) com um login para seus alunos, fãs e colegas, com uma URL individual e tema.

O Liferay realiza um encontro anual, este ano realizado na semana passada na Itália.