RSS
 

Arquivo para November 22nd, 2011

Wilocity: nova tecnologia wireless

22 Nov

Se tudo correr bem, em janeiro deverá chegar ao mercado a próxima geração de wireless chamada de  tecnologia 802.11ad publicada pela grupo Wigig em maio, e projetada para chegar a 7 gigabits por segundo para distâncias curtas, os planos de mostrar uma variedade de dispositivos usando sua tecnologia vencedoras do CES (Consumer Eletronic Show) que serão mostradas no evento do ano que vem.

No modelo de operação Wilocity, a empresa tentará mostra para as pessoas as novas  possibilidades de redes sem fio serem mais rápidas do que o que os computadores pessoais típicos de hoje pode fazer com uma conexão com fio, ela fará de modo mais rápido e eficiente. Por exemplo, um smartphone levado para o escritório poderia se conectar a um teclado, mouse e a um monitor grande e realizar suas funções. Um tablet dentro do espaço Wilocity poderia se tornar um controlador de jogos numa tela de TV.

“Nós vamos ser capazes de mostrar o que sua vida seria como a de [dispositivos de] 60GHz”. Ele prevê que os primeiros dispositivos a usar chips de 802.11ad Wilocity serão notebooks, Ultrabooks, tablets , e estações de docking (que podem acoplar teclados) e depois podem conectar esses dispositivos a outros periféricos, tais como displays.

Mas vai pegar carona também em outros esforços existentes, como a tecnologia Wi-Fi Alliance é o Wi-Fi Direct (veja o vídeo), que permite que dispositivos 802.11, por exemplo, conectarem a uma câmera ou a um smartphone, sem depender de rede doméstica.

A tecnologia é projetada para alcançar velocidades de 7 gigabits por segundo, embora os primeiros chips Wilocity alcançam apenas 4 Gbps.  Isso se comparada a um máximo teórico de 600Mbps 802.11n (veja nosso post), significa que os produtos de consumo 802.11n atingem somente a metade disso.

A tecnologia de 802.11ad é de comunicação direcional. Em vez ficar em um escritório ou um ponto da casa como sinal wireless, a tecnologia 802.11ad tem conjuntos de canais de antenas específicos entre dispositivos, o que minimiza interferências.

Além disto, a 802.11ad terá vantagens de consumo de energia, ao contrário da 802.11n, por exemplo, onde a marcação a velocidade de transferência de dados consome energia, a 802.11ad cortar o consumo de energia em mais da metade em relação a esta.

Mas não há almoço grátis, a 802.11ad funciona somente em curtas distâncias.  Para fins práticos, isso significa que dentro de um escritório ou uma sala com dispositivos móveis.