RSS
 

Arquivo para November 23rd, 2011

Experimento "mundos pequenos" do Facebook.

23 Nov

O conceito de “seis graus de separação” foi proposto pela primeira na história, em 1929 pelo húngaro Frigyes Karinthy autor e popularizado em 1990 por John Guare no cinema e recentemente foi chamado em artigos científicos de “mundos pequenos”.

O primeiro experimento para verificar se estamos separados de outras pessoas por “seis graus” ou seja, seis pessoas que estariam ligadas duas a duas, foi proposto por Stanley Milgram em 1967, através de cartas enviadas por 296 voluntários ele verificou um número médio de pessoas de separação entrea dois indivíduos em 5.2, mas o resultado do Facebook extrapolou o experimento durante um mês para todos os 721 milhões de usuários ativos do Facebook, o que dá mais ou menos 10% da população do mundo (calculada recentemente em 7 bi), obtendo um resultado de validade do  conceito “mundos pequenos” usados em Redes Sociais.

Segundo foi escrito no blog do Facebook este resultado foi obtido usando  “algoritmos desenvolvidos no Laboratório de Algoritmos para Web (LAW) da Università degli Studi di Milano, fomos capazes de aproximar o número de saltos entre todos os pares de indivíduos no Facebook. Descobrimos que seis graus realmente exagera a número de ligações entre pares típicos de usuários: Enquanto 99,6% de todos os pares de usuários estão conectados por caminhos com 5 graus (6 saltos), 92% estão ligados por apenas quatro graus (5 saltos)”.

Quando os estudos se concentram em um único país, essa média cai para três, os pesquisadores descobriram. Enquanto a Internet tem ajudado as pessoas se conectam uns com os outros, a maior rede social do mundo também se creditou que as redes estão nos ajudando a ficarmos mais ligados.

Concluíram no blog que a distância média entre as pessoas está caindo com o crescimento em especial do Facebook que: “tem crescido ao longo dos anos, o que representa uma fração cada vez maior da população mundial, tornou-se cada vez mais conectados”,  se “a distância média em 2008 era de 5,28 graus, enquanto agora é 4,74”.

No entanto, Facebook admite diferenças no seu estudo e aquele realizado por Milgram.

É importante notar que, embora Milgram foi motivado pela mesma pergunta (quantos indivíduos separam duas pessoas quaisquer), estes números não são diretamente comparáveis; seus voluntários só tinha conhecimento limitado da rede social, enquanto nós temos uma representação quase completa de como funciona a coisa toda (a rede).

As medições essencialmente descrevem as rotas mais curtas possíveis do que aquelas que os voluntários poderiam ter encontrado.