RSS
 

Arquivo para November 24th, 2011

Governo do Yemen pode deixar o poder

24 Nov

Em viagem na Arábia Saudita, o ditador Ali Abdullah Saleh, admite a possibilidade de sair do governo, enquanto crescem os problemas políticos e econômicos de seu país. No dia de ontem partidários manifestantes contrários ao seu governo enfrentaram os partidários ao seu regime nas ruas.

A República do Iêmen  unificada nasceu em 1990, quando os tradicionalistas do Norte e os marxista do sul  se fundiram após anos de guerras, mas a paz foi interrrompida em 1994 e uma curta guerra civil que terminou com a derrota dos separatistas do sul e a sobrevivência do Yemen unificado.

Um país onde muitas pessoas ainda vestem roupas tradicionais e tem o costume de mascar o khat, planta narcótica cuja plantação se expandiu enquanto a plantação o famoso café árabe foi se reduzindo.

O país é acusado também de ser refúgio de militantes islâmicos radicais.

Desde  o verão de 2009, centenas de pessoas foram mortas e mais de um quarto de milhão de pessoas foram deslocadas por confrontos entre tropas do governo e os rebeldes do norte Houthi pertencentes à minoria xiita.

Mas desde o início das mudanças no mundo árabe, tanto as manifestações como o desejo de mudanças se transferiu para a “primavera árabe”.

No meio disto tudo “Toda noite, um terço do povo iemenita ir para a cama com fome”, alerta o WFP (UN World Food Programme), o programa de alimentação da ONU.

Uma das novas lideranças desta “primavera” no Yemen é Tawakoul Karman, responsável pela criação de uma organização de mulheres chamada “Bila Quyud” (Sem Correntes), e embora sua militância seja recente, é uma ativista respeitada, que lhe valeu o prémio Nobel da Paz deste ano (veja nosso post).

Esclarecimento: O presidente assinou um termo que passa o poder para o vice (portanto é o mesmo governo), Abed Rabbo Mansour Hadi, que ocorrerá dentro de 30 dias. Espera-se pelo acordo que Hadi forme um governo de unidade nacional e convoque eleições em um prazo de 90 dias. Portanto, “poderá” haver mudanças.