RSS
 

Arquivo para December 13th, 2011

Síria urgente

13 Dec

As vésperas das eleições municipais na Síria, a ONU denúncia 5 mil mortos desde o início dos protestos da oposição naquele país.

A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navy Pillay, disse nesta segunda-feira que o número de mortes na repressão aos protestos na Síria já passou de cinco mil. Dentre as vítimas, pelo menos 300 são crianças.

ONU disse ainda que cerca de 14 mil opositores se encontram presos e mais de 12 mil pessoas já fugiram para nações vizinhas.

Pillay voltou a chamar a atenção para a violência no país no dia em que a Síria promove eleições municipais. A oposição, que pede a renúncia do presidente Bashar al Assad, convocou um boicote ao pleito.

 

Previsões de TI para 2012

13 Dec

Semana passado a IDC e o grupo Gartner soltaram suas listas de previsões para o ano de  2012,  Segundo o IDC o mercado mundial de tecnologia da informação vai movimentar 7% mais dinheiro que em 2011, parecido a este ano que foi de 6,9%.

Os países ditos emergentes ainda perdem nos investimentos no total em TI no mundo, 28% serão nestes países ditos emergentes, já a China deve ultrapassará o Japão.

Para a IDC, a computação em nuvem deverá crescer quatro vezes mais rapidamente que o mercado de TI e assim os serviços na nuvem devem movimentar mais de 36 bilhões de dólares.  A previsão é que este mercado seja disputado por Amazon, Google, IBM, Microsoft, Oracle, Salesforce, VMware e outras.

Também a previsão é que os aplicativos migração em massa rumo à computação em nuvem em 2012, mais de 80% dos novos aplicativos corporativos serão voltados para a nuvem e o crescimento para o próximo ano é em torno de 2,5% portadas para a nuvem.

Para a IDC, o sucesso do Windows 8 nos tablets é crucial para a Microsoft,  mas há duvidas sobre o sucesso pois dependerá de quem a empresa comprar ou fazer uma aliança para prover conteúdos na nuvem, como a Netflix provável parceira.

Há muitas outras previsões especulativas, porém duas que são importantes é o crescimento do volume de dados  que vai crescer 48% em 2012, atingindo 2,7 zettabytes (cerca de 2,7 sextilhões de bytes) na estimativa da IDC.  

Há especulações quanto a segurança e uma “bolha” nas redes sociais que estouraria em 2013, problemas de segurança e privacidade que sem dúvida crescem e preocupado, mas são especulações do mercado privatista que não vê o crescimento do mercado livre.