RSS
 

Arquivo para January 20th, 2012

Redes sociais, recrutamento e perfil de operadores

20 Jan

O terceiro capitulo do novo livro de Breno Fontes trata das redes sociais no terceiro setor, especialmente nas ONGs procurando investigar onde sao recrutados e qual o perfil dos operadores quanto a filiação institucional. Ele apresenta um conceito parecido aos elos de ligações nas redes sociais chamados broker, mas com uma diferenciação pois são chamados "relés".

A expressao "relé social" é emprestada de Olhemacher, utilizada na Alemanha para fundamentar o estudo sobre açoes coletivas, em sua obra "Struktur und System. Eine Empiriebasierte Annäherung von Strukturaler Analyse und Systemtheorie”. Habilitationsschrift ander Universität Hamburg, 1999.

Segundo o autor o termo relé social "grosso modo, pode ser descrito como o mecanismo que produz e divulga a mobilização dos indivíduos para novas redes", e diferencia do termo usado em redes sociais "broker" onde os relés  estao em "redes que funcionam como contexto para relações face a face".

O autor explica ainda algumas caracteristicas dos relés: 1) "Eles têm de estar abertos a uma variedade de valores, experiências e a várias conjunturas sócio-estruturais", 2) Em algumas sub-redes "no contexto de diferentes contatos face a face, podem erar novas redes, como por exemplo, um grupo de protesto. Esta subrede deve apresentar um elevado grau de homogeneidade em relação ao conjunto do relé", 3) "A fim de poder ligar a heterogeneidade do relé com a homogeneidade da subrede, é necessário uma variedade de relações fracas (“weak ties”)", mas diferentemente da Analise de Redes Sociais convencional "analisar os relés sociais, o nível microestrutural (as relações entre contatos privados) não é o principal, mas sim o nível mesoestrutural" introduzindo uma diferença agora sim significativa neste tipo de analise.

Mesmo nao sendo o principal aspecto do capitulo 3, que é o de analisar como "as pessoas estruturam suas práticas, construindo suas redes, também explica suas trajetórias de sociabilidade" o proprio autor reconhece que "a contribuição mais importante deste artigo é o de mostrar a possibilidade de instrumentalizar empiricamente um conceito, o de relé social" para neste caso analisar as ONGs, mas penso que também seria util para outros organizaçoes civis.