RSS
 

Arquivo para February, 2012

Novidades do MWC 2012

29 Feb

Começou nesta segunda feira em Barcelona, o Mobile World Congress com a apresentação das principais novidades do setor e a previsão de bater um recorde de expositores e visitantes.
A expectativa é que  3 mil executivos das principais companhias do setor cheguem a cidade espanhola, com diversos representantes de mais de 100 países.

Entre as grandes expectativas estão o Windows 8, um novo celular da Nokia, o Nokia 808 PureView, de 42 MPixel, androids espalhados por toda a feira em estandes do LG, Samsung, Motorola, HTC, ZTE, Huawei e mais um montão de empresas que usam o sistema operacional, conforme fotos do “parque de diversões” no site Ztop.

Entre as empresas que usam o Android está a Sony que lançou dois novos modelos de smartphones: o Xperia P e Xperia U, ambos dual core.

A Asus apresenta o seu primeiro tablete Quad Core, já apresentado antes mas agora com um novo e definitivo nome Transformer Pad Prime, a Samsung renovou seu modelo Android Samsung Galaxy Tab com uma tela mais confortável de 10,1“ (polegadas) o anterior tinha 7”.

 

Associação interessante Mozilla e Telefônica

28 Feb

O software livre Mozilla parece ter ganho um concorrente sério e interessante para o desenvolvimento de seus aplicativos para Web Mobile, dos dispositivos celulares e gadgets, a Telefônica.
Este parece ser o primeiro grande passo para fazer do Mozilla um concorrente sério em sistemas operacionais móveis, intitulado de Boot do Gecko (B2G), que estará disponível através da assinatura de operadora de rede móvel Telefônica, agora como parceira.
Nós brasileiros não ficamos tão felizes por a experiência com a Telefônica tem sido um desastre, com protestos até da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).
Mas a desenvolvedora do Firefox está construindo também uma estreita relação com processador móvel fabricante Qualcomm, cujos chips estão sendo pensados para o HTML5, vão também desenvolver hardware para os telefones mais antigos, que deverá ser lançado ainda em 2012.
Segundo declaração oficial de Carlos Domingos, diretor da Telefônica Digital, para o site CNET News: “Objetivo da Telefônica é para conduzir a adoção HTML5 em toda a indústria. Pela primeira vez os recursos do HTML5 e da Web aberta tem sido totalmente aproveitados para criar uma plataforma de dispositivos móveis totalmente nova”.
Os dois passos muito importantes, um porque faz a tecnologia digital entrar de vez por todas no mundo da telefonia e outro porque recupera os modelos antigos ainda presentes no mercado, em especial no brasileiro.
Mas como passar dezenas que de sistemas e tornar-se um sistema operacional competitivo com o iOS da Apple e do Google Android , ainda é uma ambição da Mozilla.
Sendo uma organização sem fins lucrativos, típica de software livre, ela pode quebrar as barreiras das pessoas para alternar entre iOS, Android, Amazon, para outras tecnologias.

 

Oscar tem como ganhador “O Artista”

27 Feb

“O Artista”, de Michel Hazanavicius, levou 5 prémios (Melhor autor com Jean Dujardin, 39; direção de arte, trilha sonora de Ludovic Bource, figuro de Mark Bridges e Montagem) e a estatueta de melhor filme, tornando-se o grande vencedor da 84ª edição do Oscar, competindo com fortes concorrentes como “A Invenção de Hugo Cabret” (favorito em 11 categorias), “Meia-Noite em Paris”, “O Homem que Mudou o Jogo” e “A Árvore da Vida”.

O filme tem certo saudosismo, mas causa reflexão por um retorno a questão da linguagem, pois se passa em Hollywood dos anos 20, conta a história de George Valetin (Jean Dujardin), um astro do cinema mudo que se recusa a participar de produções faladas, mas ele acaba se apaixonando por Peppy Miller (Bérénice Bejo), um mito nascente do cinema falado.  Meryl Streep mais uma vez ganha o de melhor atriz em “Dama de Ferro”.

O filme “A separação” do diretor iraniano Ashgar Farhadi, ganhou melhor filme estrangeiro que traz a história de Nader (Peyman Moaadi), um homem que, após se divorciar de Simin (Leila Hatami), é obrigado a contratar uma jovem para cuidar do pai que sofre de Alzheimer.
O longa em 3D de Martin Scorsese “A Invenção de Hugo Cabret”, ganhou também cinco prêmios, mas em outras categorias tecnológicas: direção de arte, fotografia, edição de som, mixagem de som e efeitos especiais, mostra a tendência de valorização destes aspectos técnicos.

Com um tema relacionado ao homossexualismo Christopher Plummer, 82, recebe o Oscar de melhor ator coadjuvante por “Toda Forma de Amor”, fez uma brincadeira com a estatueta: “Você só é dois anos mais velha do que eu, onde esteve em todo esse tempo?

A escolha de “O Artista” revela uma reflexão sobre a linguagem, as vezes vulgarizada em diversas mídias, um retorno aos valores essenciais da sétima arte, ou seja, do cinema como “arte” e a continuidade do apreço por valores humanísticos, que a mim agrada muito.

 

CeBIT 2012 com presença brasileira

24 Feb

A maior feira mundial de produtos e serviços digitais realizará na Alemanha dia 06 de março.

O palestrante Eric Schmidt, Presidente Executivo do Conselho de Administração do Google, junto com a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente da BITKOM Dieter Kempf, farão a abertura oficial da CeBIT 2012 em Hannover, Alemanha.

Espera-se muita tecnologia 3D, novidades no mundo das TVs e dos games, com destaques para aparelhos Blue Rays, e projetos 3D (destes usando em aulas e palestras),

O Brasil será parceiro da Alemanha no CEBit 2012, e com isto é esperada a presença da presidente Dilma, que deverá também discursar no encontro.

O Brasil vai procurar mostrar os aspectos atraentes da economia para atrair investimentos, também setores de exportação através da agência ApexBrasil vão apresentar oportunidades.

Haverá alguns setores de soluções eletrônicas que estarão em exposição no Hall 7, e os usuários finais conhecerão produtos e serviços no Hall 22, onde games e TV digital estão entre os temas apresentados.

Este ano, o tema central  será “Managing Trust – Confiança e segurança no mundo digital”, com soluções e conceitos dedicados a estes tópicos e que serão apresentados e debatidos em quatro plataformas temáticas de exposição:

CeBIT pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas;

CeBIT gov focando as mais recentes novidades para a administração pública e para a assistência médica;

CeBIT life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e

CeBIT lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã.

Para o Brasil é uma oportunidade grande de se apresentar como país emergente.

 

Tecnologia da Informação: conceitos

23 Feb

O Brasil já é o sexto maior consumidor em número de usuários da internet, isto significa um mercado abrangente de usuários que são consumidores de tecnologia e influenciam a economia.

Isto significa também uma demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI), que são aqueles que trabalham com atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.

As aplicações para TI são tantas que hoje estão interligadas às mais diversas áreas, desde um simples controle de e-mails até sistemas sofisticados de controle de Redes Sociais, e por isso há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo, em termos gerais, é uma área ligada a recursos de tecnologia para uso e acesso de informação, com diversas tarefas a serem executadas.

As tarefas vão desde desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais profissionais de TI até modelos e padronizações de dados e metadados da informação.

Por causa desta amplitude, a área é dividida em várias especializações, tal como acontece com engenharia, medicina e direito, por exemplo.

Pode-se ter profissionais de TI para os mais variados segmentos: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, e outros.

Também nessas áreas, há subdivisões e especializações.  Um segmento forte e em pleno desenvolvimento, são os profissionais que atuam com softwares comerciais (como ERP, em português CRM), outros que trabalham apenas com a criação de ferramentas para dispositivos móveis, outros que concentram suas atividades na internet e assim por diante.

Os interessados em seguir carreira na área de TI fazem cursos como ciência da computação, engenharia da computação e ciência de informação, mas há outros, também com focos mais técnicos, como tecnologia em redes de computadores e tecnologia em banco de dados, além de certificações e cursos de pós-graduação “lato Sensu” para profissionais já formados em alguma das carreiras de TI.

 

Ativistas sírios mudam nome de ruas

21 Feb

Os ativistas anti-governamentais ativistas encontraram nas últimas semanas uma forma de crowdsourcing através  do programa Google Maps, para renomear as principais ruas, pontes e avenidas, dando a elas os nomes de seus heróis revolucionários.

A ideia informaram os ativistas, é a de retirar todos os vestígios de governo da família Assad nos 40 anos de opressão e para comemorar os manifestantes que já tombaram nestes 11 meses de manifestações duramente combatidas pelo regime.

Segundo Rwadan Ziadeh, um representante do Conselho Nacional da Síria, formado no exílio: “Eles têm o direito de ser lembrado pelos sírios”, pois são “eles [que] estão fazendo uma história nova” , conforme notícia publicada no Washington Post.

Uma Avenida de Damasco, por exemplo, chamada de Hafez Al Assad, aparece também o nome de Ibraheem Al Kashosh, ativista morto pela polícia Síria em 4 de julho de 2011 porque cantava músicas de sua autoria que dizia que era hora do presidente sírio sair.

A campanha começou dois meses atrás no Facebook, através de Rami Nakle, outra figura da oposição no exílio, e rapidamente ganhou a atenção do governo sírio.

Nesta segunda-feira, um enviado do país à Organização das Nações Unidas, Bashar al-Jaafari, fez um discurso diante da Assembléia Geral fazendo várias acusações ao Google por participar de um plano para minar a Síria.

Segundo o Washington Post, Jaffari afirmou que: “O que o Google tem a ver com os nomes das ruas em pequenas cidades e aldeias da Síria?” referindo-se as cidades rebeldes de Homs e Idlib. “Isto é uma violação flagrante da Assembléia Geral da ONU,  e a resolução da Liga Árabe referente a padronização da nomenclatura geográfica.”

As cidades de Homs e Idlib foram duramente castigadas pelo exército sírio alguns dias atrás, revelando cada vez mais a face cruel do regime de Assad, um dos bairros Bab Amro, foi o mais castigado por concentrar opositores.

 

Grandes Dados e grandes impactos

20 Feb

É o que diz um relatório do Forum Econômico Mundial, o crescimento número de dados que podem influenciar decisões e controlar ou mesmo acelerar grandes impactos, é uma história recente e que já é estratégica para governos e empresas. Diversas organizações como o Instituto McKinsey, a Revista Nature e o Grupo Kimball, entre outros, destacam a importância estratégica do assunto.

Mas o que é um “Big Data”, ou Grandes Dados, o termo surgido no marketing, é uma abreviação para avançar tendências tecnológica que abrem a porta para uma nova abordagem e compreensão de como trabalhar dados que cresce 50% ao ano, relativos a tomadas de decisão estratégicas, segundo estimativas do IDC, uma empresas de pesquisa em tecnologia.

Não é mais o paradigmas de fluxo de dados, mas de dados inteiramente novos, por exemplo, existem inúmeros sensores digitais em todo o mundo em equipamentos industriais, automóveis, sensores elétricos e isto não significam dados acumulados, mas completamente modificados em períodos de tempo.  Problemas de vibração, temperatura, umidade, mudanças químicas no ar que afetam estes sensores não fazem sentido em tempos anteriores, quando se trata de verificar os efeitos num veículos, por exemplo.

Outro exemplo, são dados governamentais, que estão migrando para a Web.O governo americano por exemplo, em 2009, divulgou ainda mais seus dados no site Data.gov, onde há todo tipo de dado governamental acessível ao público.

Os dados são não apenas se tornando mais disponíveis, mas também mais “tratáveis” por computadores. A maior parte do aumento de Grandes Dados, são dados de natureza diversas, como coisas escritas em palavras, imagens e vídeos na Web, mas serão os fluxos de dados de sensores que mais poderão mudar a natureza destes dados. Estão disponíveis nas “nuvens” e poristo são chamados de dados não estruturados, ou semi-estruturados e poristo não serão combustível para bancos de dados tradicionais.

Assim serão as ferramentas computacionais para o conhecimento, recolhendo e insights de vastos acervos era da Internet de dados, as que estão ganhando rapidamente terreno nos não estruturados, incluindo técnicas de inteligencia artificial, reconhecimento de padrões, processamento e aprendizagem por computador.

 

Manifestos anti-ACTA na Europa

18 Feb

Enquanto a grande imprensa procura ignorar, cresce em toda europa as manifestações contra a lei arbitrária que quer cercear a Web, a ACTA (Acordo de Comércio Anti-Contrafacção).

Em Sofia, os manifestantes de sábado passado, eram mais de 4.000 na sua maioria jovens, sorridentes e pacíficos, usavam a famosa máscara de Guy Fawkes de bigodes  que já se tornaram um símbolo depois do uso pelo grupo Anônimos e em outros movimentos de protesto globais.

Na Alemanha mais de 25.000 manifestantes enfrentaram altas temperaturas congelantes em muitas cidades alemãs para marchar contra o projeto que se diz destinado a reforçar jurídicamente os direitos de propriedade intelectual.

Também outros milhares de manifestante, a maioria jovens, apesar da neve e baixas temperaturas marcharam em cidades como Varsóvia, Praga, Bratislava, Bucareste, Vilnius, Paris, Bruxelas e Dublin.

Segundo o site  , uma programadora de 26 anos chamada Monica Tepelus, que protestava com cerca de 300 pessoas em Bucareste, afirmou: “Nós não [vamos nos] sentir mais seguros. A Internet foi um dos poucos lugares onde podemos agir livremente”.

Oposição a ACTA na Europa Oriental é especialmente forte e está se espa- lhando rapidamente talvez porque saibam que o cerceamento da livre expressão pode levar a um terrorismo de estado.

Os manifestantes têm comparado este controle usado por antigos regimes comunistas. Downloads de filmes e de música também é uma forma popular para muitos jovens europeus orientais para obter entretenimento gratuito.

“Pare o ACTA!” , dizia um cartaz carregado por um dos manifestantes 2.000 no centro de Berlim, onde as temperaturas eram de -10 Celsius.

 

Vitória do Ficha Limpa !!!

17 Feb

Com a mobilização de milhões de brasileiros, apesar de articulações políticas contrárias, que infelizmente valeram os votos dos ministros Gilmar Mendes e Dias Tofolli, claramente políticos, a lei Ficha Limpa foi aprovada e poderá valer já nas eleições deste ano.

Agora além de milhões de ativistas da Web, da campanha junto aos políticos honestos no site Ficha Limpa, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), muitos foram os brasileiros que se organizaram e mobilizaram para fazer esta campanha pacífica, ética e audaciosa, foi uma mobilização da “multidão” e não de alguns.

Agora ampliaremos a luta, para que pessoas ligadas a diversos partidos e organizações não fiquem impunes, que as manobras políticas unilaterais não funcionem, e que cada vez mais o político entenda que está a serviço da população e não a seu próprio.

Inicialmente discutida apenas de discutida em novembro passado, por uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no ano passado obteve os votos de sua constitucionalidade da lei, pelo relator Luiz Fux e o ministro Joaquim Barbosa.

Mas articulações políticas fizeram em dezembro por pedido de vista do ministro Dias Toffoli (manobra política para interromper um processo), retardando a discussão.

Quando a ministra Rosa Weber recentemente assumiu a cadeira na Corte, deixou clara ao afirmar sua total afinidade com a norma e votou ontem pela manutenção integral da lei.

Assim com o placar final de 7 a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou ontem a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que vale já para as eleições deste ano.

Mas a lei ainda trará algumas inovações indesejáveis, como permitir o retorno de inelegíveis, pois o placar não foi o mesmo para todos os pontos.

O povo brasileiro agradece e permanecerá atento, conhecemos nossos políticos bem.

 

Empresa chinesa quer barrar iPads

16 Feb

As empresas que querem para ter seus direitos defendidos, as vezes justos, noutras vezes elas próprias tem pés de barro, pois usaram outrops direitos e serviços de terceiros, de pesquisadores, de anônimos além dos próprios para obter o produto.
Agora a empresa chinesa Proview Technology (Shenzhen) está movendo as aduanas chinesas para impedir os embarques de iPads da Apple para dentro e para fora da China, e mesmo que ainda não tenham este pedido, o advogado Xie Xianghui à Asian Legal Business, disse em uma publicação da Thomson Reuters que iniciou a batalha legal.

O impasse legal entre a Apple e a Shenzhen sobre o iPad é devido aos direitos desta marca, mas a gigante da maçã alega que os direitos foram comprados “há anos”, conforme informou um porta-voz do tablet mais vendido no mundo: “Compramos os direitos em 10 países diferentes”.

Este é dos desafios legais que as multinacionais estrangeiras que operam na China vão enfrentar, onde já houve caso semelhante no ano passado, quando a Apple perdeu uma ação para esta empresa num tribunal no sul da China, e teve que aceitar que a Proview já tinha antes a marca iPad. Mas a Apple recorreu da decisão a sentença final sairá em 29 de fevereiro, sendo a última no processo legal chinês.

A batalha apenas começou a nosso ver, é difícil defender direitos com quem não os cumpre, e mais difícil num mundo de compartilhamento e colaboração, onde os direitos deveriam ser mais flexíveis e contemplarem um mundo mais solidário.

É preciso um direito que contemple o compartilhamento e a colaboração.