RSS
 

Arquivo para February 9th, 2012

Laser branco pode desbancar o LED

09 Feb

Nem conquistou totalmente o mercado ainda, e as lampadas LED (Light Emitter Diode) já ganharam uma concorrrente bem promissora, as lampadas brancas laser.

Para o olho humano a luz branca gerada por lasers de diodo é tão confortável quanto aquela produzida por cada vez mais populares diodos emissores de luz (LEDs), de acordo com pesquisadores do Sandia National Laboratories, publicada no informativo do laboratório.

Ambas as tecnologias passam uma corrente elétrica através do material para gerar luz, mas o  LED simples emite luzes apenas por meio de emissão espontânea, euquanto os lasers de diodo refletem a luz internamente antes de liberá-la.

A descoberta é importante porque LEDs, já amplamente aceito como substitutos mais eficientes e mais resistentes para a centenária tecnologia de lâmpada incandescente de tungstênio que desperdiça muita energia, pois perdem em eficiência em correntes elétricas superiores a 0,5 amperes. Contudo, a eficiência de uma tecnologia ro laser de diodo, que melhora em correntes mais elevadas, proporcionando ainda mais luz do que os LEDs em amperagens elevadas, poderá no futuro ser ainda mais eficiente que as LEDs atuais.

Segundo declaração do pesquisador Jeff Sandia Tsao do Laboratório: “O que mostramos é que os lasers de diodo são um caminho digno para o futuro da  iluminação”, mas que o Laboratório propôs uma experiência comparativa. “Antes esses testes, nossa pesquisa neste sentido que sempre era interrompida mesmo antes de começar”. O pesquisador diz que a resposta típica era: “Você está brincando? A qualidade de renderização de cor de luz branca produzida por lasers de diodo seria terrível. “Então, finalmente, parecia que, a fim de ir mais longe, um realmente tinha que responder a esta pergunta muito básica em primeiro lugar.”

A pouca pesquisa feita em lasers de diodo para a iluminação por causa de uma suposição generalizada de que aos olhos humanos seriam desagradáveis a luz branca baseada em laser. Esta luz é composta por quatro banda estreita estreitas de comprimentos de ondas: azul, vermelho, verde e amarelo, e é muito diferente da luz solar pois, por exemplo, o sol combina um amplo espectro de comprimentos de onda sem intervalos entre elas (pode pensar simbolicamente em muitos tons de cores).

Os pesquisadores fizeram também testes para verificar o conforto de pessoas sobre tipos diferentes de lampadas, e o resultado foi que houve uma preferência estatisticamente significativa para a luz de diodo de laser sobre o LED simples, mas nenhuma preferência estatisticamente significativa entre o diodo de laser usando LEDs e o neutro ou com base em luz branca incandescente.