RSS
 

Arquivo para February 13th, 2012

Irã corta acesso a Internet

13 Feb

Desde o final de semana, o Irã está com o acesso a internet cortado,  Gmail, Hotmail, Yahoo e e-mail não estão disponíveis, e também os acessos ao Facebook.  O governo não fez qualquer anúncio sobre a interrupção do serviço e são poucas as manifestações oficiais de protestos dos governos ocidentais.

Uma pessoa do interior do país confirmou esta manhã usando proxy sofisticados em conexões VPN que os iranianos são capazes de contornar o governo usando servidores proxy em conexões VPN.

“O interessante é que quando perguntados [o pessoal do governo], negam o fato de que todos esses serviços estão bloqueados”, um iraniano contactado pelo site inglês CNET News, e a pessoa pediu para não ser identificada.

É possível que tenha alguma ligação com 11 de fevereiro que é o dia da Revolução Islâmica.

O problema é que se o Irã bloquear servidores proxy e conexões VPN por mais de alguns dias, as empresas com filiais ou sede no país terão problemas para se comunicar com colegas de trabalho ao redor do mundoe terão que fazer o uso sempre limitado do telefone, fax, etc.

Isto significa que o governo tem um problema grande pois deve abrir as conexões para todos. uma vez que entrando uma nova rede em vigor, os iranianos comuns deverão ser mais censurados.

“Eu não sei a infra-estrutura que eles vão usar, mas eu não acho que nós temos uma maneira de sair daquela”, disse uma pessoa iraniano a CNET News “Estamos chegando mais perto e mais perto da Coreia do Norte.”