RSS
 

Arquivo para março 15th, 2012

Enciclopédia Britânica não será mais impressa

15 mar
Fundada em 1768, em Edimburgo na Escócia, uma das instituições enciclopedistas mais sólidas do mundo anunciou, vai descontinuar sua produção impressa, e terá daqui para frente somente a produção digital, conforme está anunciado no seu próprio site: “Hoje nós anunciamos que iremos descontinuar a edição de 32 volumes impressos da Enciclopédia Britânica, quando o nosso estoque atual estiver desaparecido” (em 13/03/2012).

Nestes 244 anos, os grossos volumes da Enciclopédia Britânica estiveram nas prateleiras das casas, bibliotecas e empresas em toda mundo, como uma fonte preferencial de referência, tanto para seus proprietários e usuários de todo o mundo. Conforme também anunciado no site: “a enciclopédia vai viver [agora na] bem maiores, mais numerosas e mais vibrantes formas digitais”.

Segundo os seus editores, eles “estão preparados, na era digital, para servir o conhecimento e a aprendizagem de novas maneiras que vão muito além de obras de referência”, esperamos que seja realmente feito isto.
Algumas mudanças já eram visíveis, como o ambiente de busca, por exemplo, já visível no site a muito tempo, os blogs, e é provável que cresçam agora as redes sociais e a cooperação por crowdsourcing, ainda não visíveis.

Sua coleção impressa de 32 volumes, que era disponível a cada dois anos, era vendida por 1.400 dólares, agora uma assinatura online custa cerca de 70 dólares por ano e foram lançados recentemente uma série de aplicativos entre 1,99 e 4,99 dólares por mês.

Novos tempos, novos saberes, novas plataformas e será que também “homens novos”, esperamos que sim.