RSS
 

Arquivo para abril 2nd, 2012

China bloqueia sites da Web

02 abr

Com rumores de golpe de estado e notícias pouco claras nos microblogs chineses, que imitam o Twitter (entre eles o Sina Weibo e o QQ, que também foram bloqueados), as notícias do sábado eram que vários sites, entre eles os fóruns populares: meizhou.net, xn528.com e cndy.com.cn, sofreram intervenções das autoridades, além de 16 sites populares do país.

Os rumores diziam de disparos na Praça da Paz Celestial e diversos veículos militares entrando em Pequim, enquanto meios de comunicação estrangeiros falavam da possiblidade de estar ocorrendo dentro do governo alguma tentativa de golpe, o escritório estatal afirmava que estes rumores “causaram uma influência muito ruim na opinião pública”, para justificar a intervenção estatal conforme a agência oficial de notícias chinesa Xinhua.

Haviam seis detidos oficiais que eram acusados de “fabricar e disseminar rumores online”, na operação de repressão deflagrada na madrugada do sábado passado, o Jornal do Brasil fala de mais de 1065 suspeitos detidos e mais de 208 mil mensagens bloqueadas.

A China tem a maior comunidade do mundo de internautas, que chega a 513 milhões e as redes sociais estão ganhando credibilidade pública, já que toda a imprensa do país tem controle estatal e, portanto veicula apenas informações confiáveis ao governo central.

É importante dizer que todo o ocidente continua sob ameaças de atos também arbitrários como o SOPA, PIPA e ACTA, e também temos diversos tipos de dificuldades de liberdade de expressão, não sendo assim monopólio da China.