RSS
 

Arquivo para abril 3rd, 2012

Brasil pode ter futuro no mundo digital

03 abr

Segundo noticiário do Washington Post, o Brasil pode ter um futuro brilhante em questão de tecnologia digital, segundo o jornal devido uma “cultura da partilha da informação”.

Um exemplo que impressionou o articulista do jornal americano foi a cidade de Campinas pela capacidade de desenvolvimento e articulação, e cita as incubadoras daquela cidade como um ótimo exemplo, citando a organização Campinas Statups.

O objetivo da associação,s em fins lucrativo segundo o site é:

Promover crescimento acelerado dos membros; Fortalecer a troca de conhecimento entre os membros; Promover o networking regional; Buscar investidores; Buscar fomento para projetos, e Realizar ações de marketing conjuntas

Segundo esta reportagem os empresários decidiram aprender uns com os outros, e embora a universidade fosse muito favorável, foram os mentores do negócio que saíram a sua maneira para partilhar os seus conhecimentos e experiência.

O conselho que era sempre muito teórico ou voltado apenas para grandes empresas, não era relevante para o mundo da tecnologia mais enxuto e que precisa de um ritmo acelerado.

Assim os empresários encontraram um maior valor em sessões de brainstorming e troca de informações informais em almoços e encontros informais depois do trabalho.

A reportagem explica esta cultura da partilha no meio empresarial: “Quando você é um empresário solitário, você não é responsável perante ninguém, mas só a você mesmo, e assim é mais fácil de errar. Você não tem um conselho para responsabilizá-lo ou para guiá-lo quando você vai fora da pista”.
Talvez nem mesmo nós brasileiros saibamos ainda de bons exemplos de partilha como este.