RSS
 

Arquivo para May 9th, 2012

Leitores de e-books, quais as opções ?

09 May

Quer comprar um livro eletrônico, que opção você terá, ainda não é algo fácil de decidir, pois você tem inúmeras opções, mas em curto espaço de tempo o que valerá a pena serão poucas opções e também os preços deverão cair.

Mas o que quer dizer quando falamos “e-books” ?, bem ainda se fala de um papel transformado em suporte digital, mas não é só isto há uma mudança morfológica (forma aqui é também conteúdo: vídeos, audios e games, por exemplo) estão em curso, mas sobre o dispositivo o que queremos dizer realmente ?

Há três classes de leitores para “e-books,” os leitores de “tinta digital” preto-e-branco em geral os e-readers Kindle e Sony principalmente com preços de US $ 80 a US $ 150), depois vem os tablets de 7-polegadas (Stevie Jobs não gostava, mas a Apple está anunciando um nesta linha) de mídia LCD (de U$ 200 a U$ 250); e por fim os tablets que são também computadores Android, iOS e os Nokia OS, de tamanho completo e cores variadas, com resoluções cada dia melhores, como o iPad (mas você vai pagar acima dos US $ 400).

O mercado se consolidou em torno de um punhado de três concorrentes: Amazon, Apple, e Barnes & Noble são os líderes, mas segue na raia de fora: Kobo, Samsung, Sony, e uma série de fabricantes de tablets Androids. Claro além dos smartphones cada vez mais inteligentes, taí aí: iPhone e Android são opções.

Escolhendo um entre os três grandes concorrentes de leitores, você pode estar fazendo a escolha errada, o que na verdade deve decidir é: quer apenas ler, quer: música, áudio books ou vídeo? Você é um viciado em Netflix (pegar filmes na internet e neste caso pagar)? Você ainda aceita o formato Flash? Quer ler e-mail e trocar mensagens nas redes sociais ? Quer jogos ? Conforme aumentam suas opções deve entender que será inevitável pagar mais caro.

A opção pelos Androids é dos que defendem uma internet livre e mais “social”, os suportes pagos (leia-se Apple e Microsoft, além da Barnes & Noble) são para os que defendem opções “corporativas”. E boas compras, é o mundo atual, participe “