RSS
 

Arquivo para maio 22nd, 2012

China aprova a compra da Motorola Mobility

22 mai

Anunciamos no nosso blog a compra da Motorola Mobililiy (veja o post) pela Google, mas a China se opunha ao negócio em função do sistema Android que é software livre e código aberto, uma vez que muitos dos celulares construídos lá usam este sistema.

Com a posição da China, ganha o mercado, pois ter um sistema com software livre dinamiza o mercado dos smartphones, habilita milhares de programadores que usam o software livre para construção de aplicativos e evita monopólios.

A aprovação que Google havia antecipado no sábado (19), aconteceu oito meses após o anúncio de um negócio de US$ 12,5 bilhões, mas a China que anunciou só no domingo (10) exigiu que a gigante de busca mantenha por 5 anos o Android gratuito e com o código aberto.

A Google tem muitos parceiros para o Android e não tem interesse em “fechar” o produto.

No pronunciamento oficial, conforme a agência Reuters, o governo chinês afirmou sobre o futuro: “”No fim desses cinco anos, o Ministério do Comércio continuará a analisar o mercado chinês de smartphones”, todo o mercado e programadores de software livre ganham com isto.

A China ultrapassou os EUA no 3º. trimestre de 2011, quando as venda de smartphones, suas vendas cresceram 58% e atingiram o recorde de 23,9 milhões de unidades, enquanto os americanos caíram 7% e atingiram a marca de 23,3 milhões de unidades, mas incluem a vendas de aparelhos da Nokia, por exemplo.