RSS
 

Arquivo para June 19th, 2012

EUA voltam a liderar supercomputadores

19 Jun
    Em evento (International Supercomputer Conference) realizado ontem em Hamburgo, Alemanha, foi anunciado que o computador americano Sequoia do modelo IBM Blue Gene/Q, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, atingir os 16,32 petaflops (peta = 1024 Tera, flop = operações de ponto flutuante, ou seja, números reais com precisão variável), enquanto o líder anterior o japonês Computer K (veja no ZDNet) tinha 10,5 petaflops de velocidades.
    ´
    Um ano atrás noticiamos que o sistema chinês Tianhe-1A do Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin tinha alcançado o primeiro lugar com uma velocidade de 1,76 petaflops (veja nosso post), mas logo foi destronado pelo Computer K, o chinês agora tem 2,57 petaflops e é o terceiro da lista.

    A lista dos Top500 foi publicada ontem na Conferência Supercomputação de Hamburgo e esta edição, que é publicada duas vezes ao ano, mostra que a Intel está caindo e a IBM recuperando o terreno perdido por uma década, enquanto os EUA tinho perdido a liderança a três anos.

    Mas os novos chips IBM escondem um romance de conexão com a Fujitsu, aponta o site Tech News, mas a Intel continua forte, pois aparece na lista de Junho em 372 sistemas de alto desempenho, que é 74,4 do total, embora tenha caído dos 384 do ranking de novembro do ano passado.

    Agora a IBM já tem 58 participações em sistemas contra os 49 do ano passado, que significa um aumento de 11,6 por cento.