RSS
 

Arquivo para July 2nd, 2012

Burma (Mianmar) ainda vive turbulências

02 Jul

Depois da troca de militares por um poder civil, de ter reconhecimento no ocidente, através da líder de oposição e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi realizar uma série de visitas e pedir investimentos para este pequeno e sofrido país do oriente, Burma ainda vive muitos conflitos.

O principal deles tem motivação religiosa que é a intolerância com a minoria islâmica em muitas regiões, e já foram registradas mais de uma centena de mortes que incluem depredação de templos, linchamentos e perseguição a pessoas que tenham certa religião.

Conhecida nos livros antigos de história por Birmânia, o país está encravado no sul do continente asiático, encaixada entre o sul da China e leste da Índia, entre Bangladesh e a Tailândia, o país com 50 milhões de habitantes e 50 mil monges, e o reduzido número de 31,5 mil internautas são muito ativos, apesar do bloqueio do governo.

O nome foi alterado para Mianmar em 1989, depois de dois golpes militares (1962 e 1988), em 1990 houve eleições do Parlamento com vitória da oposição, mas o governo tentou impedir sua ação e no plano econômico ligou-se a China.

Admiradora de Ghandi e pacifista, Aung San Suu teve diversas prisões recentes: de 1989 a 1995, d 200 a 2002, em maio de 2003 sendo depois transferida a uma prisão domiciliar.

Engajada na luta que chama de ”a segunda luta pela independência nacional”, ao se referir à junta militar que governa o país, ela também vê a necessidade de conciliação das regiões e grupos étnicos de seu país.