RSS
 

Arquivo para agosto 8th, 2012

Mundômetro, estatísticas mundiais

08 ago

Um site chamado Worldometers, em diversas línguas incluindo o português, divulga instantaneamente o número de gastos de governos com educação, saúde e guerra, o número de pessoas conectadas na internet, o número de blogs e tweets postados, o número de livros publicados, até mesmo o número de pessoas nascendo e morrendo no planeta.

Seria algo impensável sem a internet e sem algum maluco que pensasse em produzir estas informações instantaneamente, o provável é que algumas coisas sejam feitas por estatísticas em períodos semanais ou mensais, mas o certo é que estas medidas mundiais ajudam a refletir e a conscientizar, por exemplo, que os gastos com armamentos ainda são bilionários, quase a metade do que é gasto com saúde e educação.

Também os dados com as mídias sociais são interessantes, os 2 bilhões de pessoas conectados para um planeta com 7 bilhões de pessoas, não é um número desprezível.

Talvez o dado mais difícil para a humanidade sejam os quase 1 bilhão de pessoas desnutridas (felizmente caindo lentamente) e o número de pessoas com sobrepeso 1,5 bilhão (este infelizmente subindo), mas também dados de problemas ecológicos e fontes renováveis preocupam.

Para mim, o número mais impressionante é o volume de dinheiro gasto com drogas ilegais, e a rapidez do seu crescimento, quando li estava chegando aos 250 bilhões anuais, muito triste !