RSS
 

Arquivo para agosto 9th, 2012

Tecnologia 3D para a Web

09 ago

As TVs e monitores 3D estão aí e caindo de preço, mas a tecnologia da Web não está pronta.

Pesquisadores alemães de Fraunhofer iniciam esforço para Web 3D e estão trabalhando diretamente no código HTML para extender a linguagem incluindo capacidade gráficas que permitam descrever mais facilmente a tecnologia 3D nesta linguagem que é aberta e universal.

Ao identificar um pequeno núcleo (a linguagem não pode ser extensão nem complexa) de instruções que poderiam facilmente descrever as funções 3D, Johannes Behr do Franhofer afirmou que “fizemos isto tão simples quanto possível para que os produtores de navegadores possam incluir a nova tecnologia, mas oferecendo aos desenvolvedores Web uma flexibilidade completa na concepção de tecnologias com experiências dinâmicas e interativas na Web 3D”, conforme está no site da Fundação Alpha Galileo.

A proposta é uma junção de um trabalho conjunto do Instituto da Saarland University e o Visual Computing Institute da Intel (VCI), cada um com uma própria XML3D e X3DOM, que se uniram para tentar definir um padrão comum.

Yvone Jung, pesquisadora sênior do núcleo de Franhofer que trabalhou no X3DOM, afirmou que “As duas proposta caminham para um fim essencial e ganharam experiência avaliando uma série de abordagens diferentes” que culminaram no atual projeto.

Pelo menos duas implementações estarão disponíveis em breve, em curto prazo, serão códigos em JavaScript para implementações usando WebGL para rederização (volume 3D) e outra a médio prazo que será a inclusão nos próprios navegadores de uma aplicação integrada nativa que irá oferecer um ótimo desempenho e uma funcionalidade total.

O trabalho apareceu no Siggraph 2012 de Los Angeles, no grupo W3C “Declarative 3D for the Web”.