RSS
 

Arquivo para August 24th, 2012

Tricô por computador: criação artística

24 Aug

Pesquisadores e artistas gráficos adicionam diversos tipos de textura em um trabalho apresentado no SIGRAPH, a 39ª. Exposição Internacional de Computação Gráfica e Técnicas Interativas, que aconteceu de 2 a 9 de agosto em Los Angeles, Califónia, EUA, e noticiado pelo site da Cornell University.

O trabalho apresentado foi desenvolvido por Cem Yuksel da University of Utah, Jonathan Kaldor, Ph.D. do Facebook, e pelos professors associados da Cornell University Steve Marschner e Doug James.

Geralmente para colocar a roupa em seus personagens, os artistas gráficos simulam os panos em um computador, adicionam algum tipo de textura e espera que a máquina de tricô faça o resto, agora para tornar a imagem mais realista, o computador simula toda a superfície até o intrincado entrelaçamento de fios e então os cientistas da computação estão em vigor ensinar o computador a fazer tricô.

O método desenvolvido para a construção de tecido é feito de forma que malha é simulada em uma matriz de pontos individuais e depois o tricô é feito em um ponto único constituído por fios de puxados através de um loop repetitivo, até construir cada pedaço de uma malha desejada limitando os comprimentos de cada linha do tricô.

As fileiras de pontos, construídas nos circuitos formados por linhas anteriores vão se repetindo até tornar a peça finalizada. O fio pode ser puxado através de uma variedade de formas ou várias vezes, criando várias formas e texturas. Para simular este realisticamente, um artista gráfico de computador modelou meticulosamente a estrutura 3-D de cada ponto, mas agora esta estrutura não é mais só plana mas 3-D e com isto as combinações são mais criativas e com texturas bem variadas.

Pode-se prever algumas novidades futuras, tais como, malhas em materiais novos e sintéticos, como roupas a prova de bala ou adaptáveis ao clima (seria bom neste clima maluco atual).