RSS
 

Arquivo para setembro 13th, 2012

Computadores na era das emoções

13 set

Muitas das críticas às mudanças comportamentais atuais deixam de notar um maior aprendizado ao que se chama de inteligência emocional.

Pesquisa publicada no International Journal of Artificial Intelligence and Soft Computing, criou um sistema capaz de ler os lábios e interpretar emoções permitirá interagimos com computadores e até permitir que pessoas com deficiência utilizem dispositivos de comunicação eletrônicos, como sintetizadores de voz, de um jeito mais eficiente.

Os computadores estão entrando nesta era, o Facebook acaba de comprar o face.com, na página inicial do MIT Media Lab há uma pesquisa em modelagem computacional com interação com a emoção humana, o “Affective computing”, a página mostra também uma lista de projetos na área.

Um paper clássico sobre computação afetiva é de Clark Elliot do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada escreveu um paper sobre uma revisão de questões no campo da AI (Inteligência Artificial) emocional.

O artigo é uma excelente revisão das questões atuais em pesquisa AI emocional, mas tem sido escrito mais para um público de ciência da computação e assim tende para o jargão excessivamente técnico, em algumas seções.

No teste desenvolvido pelo pesquisador os alunos são incentivados a ler este artigo, no entanto, uma vez que o material de revisão revisto pode ser útil, mas para o leitor com formação em psicologia não é esperado para apreciar as partes mais técnicas, então separou-se questões técnicas de psicológicas, num amplo estudo interdisciplinar.