RSS
 

Arquivo para September 18th, 2012

Conceito de copyright está ultrapassado

18 Sep

Em tempos de redes sociais e compartilhamento, as editoras e grupos capitalistas querem manter suas regalias usando o estado e algumas mentalidades iluministas (direitos do estado).

O jornalista e advogado alemão Till Kreutzer,de 41 anos, cofundador do iRights.info, portal sobre copyright no mundo digital explica porque este conceito está ultrapassado e disse que seu movimento exige os direitos na rede, e explica como o conceito de copyright passou.

Ganhador do prémio Grimme-Online 2006 e membro da comissão alemã da Unesco para Informação e Comunicação, ele deu uma entrevista ao portal terra.

Ele explica que leis como a snippet, que está em discussão na Alemanha, ao invés de favorecer pequenas empresas e usuários da Web, favorecerá o Google, Yahoo! e a Microsoft porque eles pelo tamanho terão como negociar direitos com autores e editoras, enquanto as pequenas empresas, ou pessoas inovadoras (os start-ups) é provável que tenham mais dificuldade, assim favorecemos os novos monopólios também na Web.

Segundo ele a atual lei alemã em discussão, vai obrigar no futuro, a jornalistas e blogueiros que usem a Web a assinar um contrato e permitir que coloquem os “snippets” (software de controle de conteúdo), nos textos da ferramenta de busca, permitindo “patrulhar” e processador os donos dos conteúdos, na prática é uma censura.